O que se escreveu no Twitter sobre o Web Summit?

A Buzzmonitor, plataforma da E.Life para monitorização e análise de social media, esteve a analisar o buzz gerado nas redes sociais Twitter e Instagram em torno do Web Summit 2017 entre as 10h00 do dia 6 de Novembro de 2017 e as 23h59 do dia 9 de Novembro de 2017. No total foram feitas mais de oito mil publicações.

“Next Year: same time, same place”  foi a frase do discurso de encerramento de Marcelo Rebelo de Sousa que ganhou eco nas redes sociais no último dia. No entanto, o tema em maior destaque ao longo dos quatro dias foi a inteligência artificial. Uma tendência que se notou desde o primeiro dia com a grande surpresa da cerimónia de abertura que contou com a presença, em vídeo, do físico britânico Stephen Hawking. Aí foi aberta a discussão sobre a convivência harmoniosa, porém perigosa, entre seres biológicos e computadores e que pautou as reflexões dos dias seguintes. A conversa entre os robôs Sophia e Einstein – que “ameaçaram” mudar o mundo – foi outro dos temas que quentes entre os internautas.

Segundo a E.Life, nas variáveis analisadas é ainda possível perceber que 77% das publicações sobre o evento foram positivas. “Proud of having been an attendee of this great event. Proud as well that it took up in my country, in the beautiful city of Lisbon”, “Bye bye Web Summit, it’s been a blast. Same place next year?” ou “Thank you Web Summit for the opportunity! It was an incredible experience and we’re definitely coming next year” são alguns dos exemplos das reacções nas redes sociais. Os homens foram responsáveis por 52% dos posts sobre a iniciativa.

A terça-feira, primeiro dia completo de evento, foi o que mais publicações “arrecadou” no total, com mais 16% de publicações em relação ao último dia. Quanto às palavras mais usadas nos últimos quatro dias, no Twitter e Instagram – excluindo os termos de pesquisa Websummit, summit, Web e 2017 – foram: “lisbon” (22%), “day” (15%), “meet” e “lisboa” (9%) e “startups” (8%).

Quanto à altura do dia preferida para tweetar e instagramar, entre segunda e quarta-feira, foi o final da tarde (às 18h00). No entanto, na quinta-feira o período da manhã (10h00) foi aquele com mais posts.

Artigos relacionados