O que sabe sobre o cancro da próstata? Esta campanha quer desfazer todos os tabus

“Próstata sem tabus” é o mote da nova campanha da farmacêutica Astellas Farma, que tem como objectivo sensibilizar para o cancro da próstata e combater alguns mitos e preconceitos que ainda envolvem esta doença.

No âmbito desta campanha, que decorre no mês em que se assinala o Dia Mundial do Cancro da Próstata, a companhia lançou o website Próstata sem Tabus, que visa alertar a população em geral para os cuidados da saúde masculina, sobretudo a partir dos 50 anos – ou não fosse o cancro da próstata a segunda principal causa de morte por cancro em homens acima desta idade.

Nesta plataforma online, doentes e cuidadores podem encontrar conselhos práticos sobre como viver melhor com a doença e tentar preservar a qualidade de vida. «Esta plataforma é lançada simbolicamente no mês em que se assinala o Dia Mundial do Cancro da Próstata com uma missão muito concreta: esclarecer e sensibilizar sobre esta doença que está ainda envolta em alguns tabus, sobretudo por poder ter impacto na vida sexual. O nosso propósito é motivar os homens a cuidar da sua saúde, procurar o seu médico assistente para exames de rotina, conscientes de que nada salva mais vidas do que um diagnóstico precoce», sublinha Filipe Ribeiro, director médico da Astellas Farma.

Em Portugal, foram diagnosticados cerca de 7000 novos casos de cancro da próstata em 2020, uma doença que por ano provoca aproximadamente 1800 mortes.

Artigos relacionados