O que sabe sobre o cancro da bexiga? Esta campanha explica tudo “sem reticências”

“Cancro da bexiga sem reticências” é o mote da nova campanha da farmacêutica Astellas Pharma que tem como objectivo consciencializar a população para a doença e contribuir assim para um diagnóstico precoce e tratamento mais eficaz.

Divulgada no mês da sensibilização para o cancro da bexiga – o tipo mais frequente de carcinoma urotelial, que em 2020 afectou 2068 pessoas em Portugal – a campanha inclui uma plataforma digital com informações sobre esta patologia. Rui Amorim (urologista) e Joana Marinho (oncologista) são alguns dos especialistas convidados, que abordam, respectivamente, temas como “O que é o cancro da bexiga e factores de risco” e “O papel da quimioterapia no tratamento”.

“É importante não ignorar os sintomas, uma vez que podem ser confundidos com infecções do trato urinário (cistite), pedras na bexiga, bexiga hiperactiva ou próstata aumentada. As manifestações do cancro da bexiga passam pela necessidade de urinar com frequência, dor ou ardor ao urinar, fluxo urinário reduzido ou intermitente, sensação de esvaziamento incompleto e sangue na urina”, alerta a Astellas Pharma em comunicado.

A farmacêutica salienta ainda que, apesar de não ser possível evitar esta patologia, existem vários factores de risco que contribuem para o cancro da bexiga, nomeadamente o tabagismo, assim como a exposição a produtos químicos industriais e o vírus do papiloma humano (HPV).

Esta campanha conta com o apoio científico da Associação de Investigação Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) e do Grupo Português Genito-Urinário.

Artigos relacionados