O que preocupa os consumidores? Carros, comida, saúde e imortalidade

A Kaspersky lançou uma plataforma no início de Fevereiro que tem como missão descobrir as tendências do futuro pelas quais as pessoas mais se interessam hoje. Depois de analisar as mais de sete mil perguntas submetidas na plataforma Safer Tomorrow, a nível mundial, empresa especializada em cibersegurança descobriu que são quatro os temas que suscitam maior interesse: carros, comida, saúde e imortalidade.

Segundo a Kaspersky, temas relacionados com automóveis são os mais populares. Os cidadãos querem saber “como é que os carros serão no futuro?” e se “as pessoas vão produzir carros personalizados através de impressoras 3D?” ou “quando é que irão existir carros que voam?”.

No mundo da comida, por outro lado, os utilizadores desta plataforma perguntam se “a comida irá ser mais saudável no futuro?”, enquanto na saúde os principais tópicos vão desde se “o cancro continuará a ser uma doença letal no futuro?” a “quando é que vamos conseguir curar todas as doenças?”.

Daí até à imortalidade vai apenas um passo: muitas pessoas fazem perguntas sobre a imortalidade, querendo saber se “os humanos alguma vez se irão tornar imortais?” ou “quando é que vamos poder fazer um upload da nossa mente para um computador, de forma a alcançarmos a imortalidade digital?”.

O futuro do dinheiro, inteligência artificial, emprego e ecologia são outros dos assuntos mais abordados, segundo a Kaspersky. Em comunicado, a tecnológica explica que lançou a plataforma Safer Tomorrow “para aumentar o conhecimento sobre as prováveis trajectórias de desenvolvimento da sociedade e da tecnologia”.

Para isso, criou uma rede neural em parceria com a agência de publicidade BBDO que recorre às mais recentes técnicas e arquitectura de machine learning. O algoritmo aplicado está preparado para analisar pedidos e lançar previsões com base num conjunto de dados de centenas de milhares de fontes relacionadas, indica a Kaspersky.

«Poder receber este feedback por parte de um grande número de utilizadores, que estão à procura de respostas para questões relacionadas com o futuro na nossa plataforma, revela que o próprio futuro é algo que ocupa a mente de muita gente e é por isso que deve ser, ao máximo, protegido», afirma Andrew Winton, vice-presidente de Global Marketing na Kaspersky.

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