O que pesquisaram os portugueses no Google em ano de pandemia? “Deus” e “Covid”
Pela primeira vez, a meteorologia não foi o assunto mais pesquisado no Google em Portugal. No ano passado, “Covid” liderou o top de buscas, de acordo com dados da tecnológica reportados pelo jornal Observador. Os internautas nacionais quiseram saber o que é o coronavírus, como surgiu, como se transmite ou como prevenir, por exemplo.
“Deus” também surge em destaque, tendo-se registado um novo recorde de pesquisas por esta palavra. O mesmo aconteceu com “esperança”, “felicidade” e “empatia”.
Segundo Simon Rogers, editor de dados do Google News Lab, as palavras e perguntas pesquisadas pelos portugueses no motor de busca «foram muito diferentes das dos anos anteriores». Citado pelo Observador, explica que as tendências vão mudando todos anos mas que há alguns temas que marcam sempre presença. 2020 foi excepção.
Na página Google Trends, é possível encontrar também o top 5 dos temas mais populares em Portugal no ano que passou. Embora se tenha registado um crescimento exponencial nas pesquisas por “Deus”, por exemplo, não chegou para fazer parte destes primeiros lugares. “Coronavírus Portugal” liderou, logo seguido por “Escola Virtual”, “Coronavírus”, “Eleições EUA” e “Pedro Lima”.
No ranking das perguntas começadas por “como”, a Google aponta para “como fazer pão?”, “como fazer máscaras?”, “como fazer desinfectante caseiro?”, “como fazer fermento de padeiro?” e “como funciona a Stayaway Covid?”. Mesmo que indirectamente, o novo coronavírus também dominou as pesquisas neste campo.