O que pensam os portugueses dos QR Codes?

QR Code _2Apesar de 94% dos consumidores portugueses referir já ter visto um QR Code, desses, apenas 69% declara saber o que é o código e 25% refere não saber do que se trata. Este é o reultado do estudo “QR Code e os Portugueses” da Netsonda realizado em Janeiro e que aborda questões relacionadas com o reconhecimento, compreensão, relevância e utilização destes códigos.

Um QR Code é um código de barras que pode ser encontrado em revistas, publicidade ou embalagens e, quando lido por um telemóvel ou tablet, encaminha o consumidor para um determinado site na internet onde se pode encontrar mais informação sobre um determinado produto ou assunto. Quando questionados de forma espontânea sobre o que pensam ser um QR Code, 32% dos inquiridos refere tratar-se de um código de reconhecimento digital lido por telemóvel, 32% refere que é um código que dá acesso a um site da marca ou de um produto e cerca de 23% refere que é um código de barras/identificação de um produto.

Contudo, 55% dos inquiridos que indicaram conhecer QR Codes refere que nunca os utilizou, principalmente por não ter smartphones (47%) e por não saber como utilizar (18%).

Dos 45% que já utilizaram QR Codes, 66% indica que o que mais gosta de encontrar nesses códigos são detalhes sobre o produto, seguindo de promoções (47%) e ainda link para o site da marca (40%).

O estudo revela ainda que, quando questionados sobre como um QR Code contribui para a imagem de uma marca, 80% dos inquiridos considera que uma marca que utiliza este tipo de códigos é uma marca inovadora, 57% acredita ser uma marca que se preocupa com o consumidor e 50% diz que estes códigos atribuem credibilidade a uma marca.

A amostra para o estudo foi definida com indivíduos de ambos os sexos, com 18 ou mais anos, representativos do universo de utilizadores de internet de todo o território nacional, tendo sido realizadas 320 entrevistas validadas, o que corresponde a uma Margem de Erro de mais ou menos 5,48%, para um Intervalo de Confiança de 95%.

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