O que mudou nos 30 anos do Multibanco?

Tudo começou com nove caixas automáticas Multibanco. Em 1985, a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) instalava os primeiros equipamentos daquela que viria a ser uma rede com aproximadamente 13 mil caixas automáticas, um pouco por todo o País, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Hoje, o Multibanco faz 30 anos. Três décadas a estar disponível 24 horas por dia para levantamentos, pagamentos, transferências, carregamentos de passes e até donativos.

Recentemente, o Multibanco foi mais longe e encontrou uma segunda casa no MB Way, solução interbancária que permite fazer compras através de uma aplicação móvel para smartphone “em que o número de telefone se transforma num cartão MB”, como é explicado em comunicado.

Há 30 anos, com as primeiras caixas chegou também a primeira imagem da rede gerida pela SIBS. Paulo Rocha, na altura director criativo da Novodesign e que anos depois viria a fundar a Ivity Brand Corp, criou a identidade visual e o anfitrião do sistema, a personagem que convidava os portugueses a experimentarem um conceito tão revolucionário para a altura. O Multinho, como era carinhosamente apelidado, surgia acompanhado da frase “Por favor, introduza o seu cartão”, que permanece até aos dias de hoje.

Em 2008, o Multinho e o próprio logótipo do Multibanco foram substituídos por versões mais modernas e com linhas mais simples, uma criação da Brandia Central, antiga Novodesign, mas desta vez sem o cunho de Paulo Rocha.

Artigos relacionados