O que leva os portugueses a comprarem produtos inovadores?

Os portugueses estão cada vez mais exigentes no momento de fazerem as suas compras. Actualmente, através da internet e redes sociais, os consumidores têm à sua disposição uma oferta variada de informações sobre produtos e serviços, o que lhes permite comparar os preços, a qualidade e a reputação de marcas mais fácil e rapidamente. Face às dinâmicas de mercado instáveis, os consumidores tornaram-se ainda mais selectivos na escolha dos artigos que compram, procurando produtos de qualidade a preços mais acessíveis.

Um estudo recente desenvolvido pelo Produto do Ano, sistema de avaliação que distingue produtos e serviços pela sua inovação, revelou os factores que os portugueses mais privilegiam na compra de produtos inovadores.

Segundo os dados, 72% das pessoas espera que o produto novo que estão a comprar tenha uma boa relação qualidade/preço e 53% deseja que esses produtos sejam eficazes na sua função principal. Já 22% dos inquiridos destaca a importância de adquirir um artigo que lhes faça ganhar tempo.

Através deste levantamento é possível destacar que 32% dos consumidores procura produtos que melhorem a sua saúde e 25% considera que a sustentabilidade é um faxtor relevante quando procura novos produtos. Por outro lado, 18% das pessoas valoriza que os produtos sejam naturais.

Por último, 15% dos inquiridos revela a importância de os produtos serem inovadores e 13% considera que os artigos que apresentem novas tecnologias são mais atractivos. De toda a amostra analisada, 7% tem ainda em consideração o facto de ser um produto que se pode levar para todo o lado e 6% considera que o artigo deve ser divertido.

«Através deste estudo podemos concluir que os consumidores portugueses estão cada vez mais conscientes das suas escolhas de consumo e estão dispostos a pagar por produtos de qualidade e que sejam sustentáveis. As empresas que investem na qualidade, no preço justo e na sustentabilidade dos seus produtos conseguem, desta forma, responder às novas necessidades dos consumidores e, assim, destacam-se no mercado», salienta, em comunicado, Sónia Cardoso, managing partner do Produto do Ano.

Artigos relacionados