O que leva os consumidores a boicotarem uma marca?

O relatório de tendências da Ford para este ano revela que 40% dos adultos a nível mundial já tentou dissuadir um amigo ou familiar de comprar um produto de uma marca da qual não gosta. Na vizinha Espanha, 36% garante já ter boicotado uma marca por não partilharem os mesmos valores – percentagem que sobe para 46% no Reino Unido e 59% em França.

Além disso, 77% dos inquiridos pela Ford considera que a generalidade dos consumidores está a forçar as marcas a serem mais éticas. Por outro lado, 71% acredita que mais marcas estão, hoje, a tentar fazer a coisa certa.

Respostas como estas estão em linha com uma mudança de comportamento e prioridades dos consumidores: 63% diz estar mais atento à posição de uma marca relativamente a temas como controlo de armas, imigração e igualdade.

Ainda assim, a conveniência leva a taça, com 59% dos inquiridos pela Ford a indicar que a preocupação com a conveniência de compra ultrapassa os valores da marca. Isso mesmo é confirmado quando o tema é sustentabilidade: a maioria dos consumidores, a nível global, afirma que só abraça iniciativas sustentáveis (recorrer a sacos reutilizáveis, por exemplo) se o inconveniente for reduzido ou não existir de todo.

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