O que leva os clientes online a abandonar o carrinho de compras?

Levante o braço quem já colocou artigos num carrinho de compras virtual mas acabou por abandonar o site sem concluir o processo e efectuar o pagamento. O comportamento é comum, mas as motivações não serão as mesmas para todos os internautas que desistem de uma compra via plataformas de comércio electrónico. De acordo com os dados mais recentes da Statista (referentes a 2019), o facto de o custo de entrega ser superior ao previsto constitui a principal razão para a compra não ser finalizada.

A lista de motivos divulgada pela Statista envolve ainda visitas só com o intuito de comparar preços ou mudança de ideias. Há também quem desista da compra por perceber, entretanto, que o produto está esgotado ou por a entrega ser muito demorada. Outras razões menos apontados mas, ainda assim, relevantes vão desde indisponibilidade do meio de pagamento preferencial a substituição do site em questão por outra plataforma online.

Segundo a revista Entrepreneur, o problema é particularmente importante para as marcas porque a taxa de abandono do carrinho de compras virtual tem vindo aumentar progressivamente ao longo dos últimos anos, passando de 77% em 2016 para 79% em 2019. A mesma publicação sublinha que nem todas as pessoas que colocam artigos nos carrinhos online podem ser convertidas em clientes reais. Contudo, em alguns casos, uma das soluções possíveis para ultrapassar o problema reside no email.

As marcas e plataformas de e-commerce podem enviar um email a quem não concluiu a compra, lembrando que há um carrinho abandonado à espera de uma nova visita. Números apresentados pela Entrepreneur indicam que mais de 40% destes emails são abertos e que 50% dos que são abertos recebem um clique. Entre aqueles que clicaram e reencontraram o carrinho abandonado, metade acabou mesmo por finalizar a compra.

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