O que fazem os influenciadores pelo mercado livreiro?

Até há pouco, não eram muitos os que se assumiam como fãs de livros. Mas isso mudou com os booktokers, que trans formaram a lei tura numa coisa sexy, atractiva e que está a fazer crescer o mercado. Mas continua a importar medidas estru turais para sedi mentar estes jovens e as gerações vindouras.

Texto de Maria João Lima

É nas categorias de Ficção, Young Adult, Novelas Gráficas e manga que mais se vê o impacto dos booktokers. «O facto de lerem e partilharem experiências de for ma massiva e para uma enorme audiência foi dos factores principais para que o mercado do livro tenha crescido a dois dígitos em 2021 e 2022», salienta Pedro Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL). E acrescenta que, em 2023, apesar do crescimento ter ficado à volta dos 4% a 5%, o impacto é visível nos títulos mais falados e partilhados no TikTok.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Janeiro de 2024 da revista Marketeer.

Artigos relacionados