O que é que Avatar e Natal têm em comum? Partilham «ideais de família, amor e entreajuda»
Até 6 de Janeiro, o universo imaginário de Avatar tem uma materialização física no Almada Forum. Os seres azuis que protagonizam o novo filme da saga, “Avatar: O Caminho da Água”, vão estar também no centro comercial da Merlin Properties com diferentes actividades lúdicas para toda a família e, claro, para os cinéfilos fãs deste enredo.
Basta passar pela Praça da Natureza para encontrar a Christmas Experience, uma “exposição única em Portugal”, de acordo com a organização. Aqui, há espaço para realidade virtual, pinturas faciais e jogos interactivos, além de um túnel imersivo onde cada pessoa se pode tornar o seu próprio avatar. Há também uma televisão com excertos do filme, a Árvore de Pandora – Tree of Souls e uma parede pensada para ser a perdição de todos os utilizadores do Instagram.
«Sabemos que, cada vez mais, as redes sociais acompanham as pessoas para todo o lado. Tendo isso em conta, considerámos imprescindível ter este elemento para que as famílias, amigos ou simplesmente visitantes, pudessem ter uma recordação deste Natal, bem como do evento no Almada Forum», conta Generoso Mateus, director do Almada Forum.
Mas qual a ligação entre Avatar e o Natal? Generoso Mateus explica que existe já um historial de parcerias de sucesso com a NOS Audiovisuais e que esta aposta surge nesse sentido, antecipando a estreia de “Avatar: O Caminho da Água” a 15 de Dezembro.
«O facto de este lançamento ser feito na época do Natal teve um grande peso para a parceria, principalmente devido aos valores que o filme transmite. Trabalha e explora muito os ideais de família, amor e entreajuda, que são ideais bastante associados ao Natal. Para além disso, acaba por ser a mensagem que nós pretendemos passar na nossa comunicação e na própria relação com a nossa comunidade», refere o responsável, em entrevista à Marketeer. De acordo com Generoso Mateus, esta activação marca também a conclusão do ano em que o Almada Forum celebra 20 anos «e acaba por mostrar à comunidade que este é um destino de excelência tanto para compras como para diversão».
Para promover a Christmas Experience, o Almada Forum vai contar com o apoio de influenciadores, seguindo a linha de um plano de comunicação estruturado através do qual convidam nomes conhecidos do público para visitarem o espaço e experienciarem o mundo Avatar.
Todas as actividades estarão disponíveis até ao Dia de Reis, diariamente, até às 20h. De segunda a sexta-feira, as “portas” abrem às 12h; ao fim-de-semana, às 11h.
Segundo Generoso Mateus, as parcerias que têm vindo a realizar com a NOS Audiovisuais são essenciais e permitem adicionar uma forte componente lúdica qualificada à oferta comercial do centro: «Este tipo de iniciativas são, sem dúvida, um ‘driver’ de visita por si só e ajudam-nos a fortalecer a ideia de que somos mais do que um destino de compras, somos um local onde as pessoas podem experienciar uma série de actividades em família com toda a comodidade.»
Até ao final do ano, o Almada Forum tem previstas outras activações e momentos de celebração com a temática do Mundial, bem como, ainda na onda natalícia, um serviço de embrulhos gratuito para os presentes de Natal dos visitantes.
Texto de Filipa Almeida