O que é o Spotify das revistas?
Estão a aparecer novas plataformas de subscrição com mensalidade fixa esta área, já a ganhar tracção no mercado norte-americano.
A Next Issue é um serviço criado por gigantes do mundo editorial norte-americano. Organizações como a Condé Nast, Time Inc., Hearst e News Corp. juntaram-se para fundar um serviço de subscrição de revistas, num modelo semelhante ao do Spotify e do Netflix, em que o utilizador paga uma mensalidade fixa por acesso a dezenas de publicações.
Neste serviço, sublinha a Bloomberg, uma das vantagens apontadas é o facto de centenas de títulos estarem acessíveis através de uma plataforma comum. Contudo, parece ainda haver trabalho a fazer: “Os leitores têm, com frequência, de esperar para descarregar artigos e muitas valências parecem mais ter sido adaptadas à pressa do papel do que concebidas para o ecrã”, constata a revista.
Contudo, este artigo da Bloomberg fala de um serviço que ainda “não é popular” no que toca a atrair clientes. Mas porquê?
Ao mesmo tempo que 50 milhões de pessoas usufruem – e pagam – pelos serviços do Netflix e 12,5 milhões pelo Spotify, a Next Issue ainda não conseguiu atrair uma base de clientes semelhante, ficando-se pelas centenas de milhar de subscritores. O problema está no marketing, segundo a revista. A Next Issue já angariou 50 milhões de dólares para investir nesta área durante o ano de 2015.
No horizonte, já se perfila outro concorrente nesta nova forma de consumir revistas: a Magzter, com um foco em revistas menos conhecidas e que aposta na venda em outros países.