O que é o Rótulo Ecológico Europeu?

Até que ponto os consumidores podem confiar nos rótulos ambientais dos produtos? A DECO Proteste quer ajudar os consumidores a evitarem o greenwashing e as falsas alegações das marcas, preferindo os produtos com o Rótulo Ecológico Europeu.

A preocupação com as questões ambientais está cada vez mais presente na hora de decidir que produtos comprar. E o Rótulo Ecológico Europeu é uma das soluções. Segundo a DECO Proteste, as vantagens compensam a escolha.

Do ponto de vista do negócio, as empresas aproveitam estas preocupações e expectativas ambientais para potenciar as suas vendas. E tal não seria negativo se as ditas reivindicações não assentassem, por vezes vezes, numa base pouco rigorosa e com falta de transparência. A proliferação de designações e alegações verdes como “eco”, “renovável”, “biodegradável”, entre outras, não ajuda os consumidores a tomar uma decisão.

Outro problema que se verifica é a substituição de materiais, como o plástico, por outros materiais que não resolvem o problema do excesso da produção de resíduos e, por vezes, devido à sua constituição complexa, são depositados em aterro em vez de reciclados.

Qualquer alegação tem de se basear em procedimentos de teste ou de avaliação de conformidade apropriado (por exemplo, para rastrear a origem de produtos biológicos). E é aqui que o Rótulo Ecológico Europeu pode ajudar.

Rótulo Ecológico Europeu é a certificação mais confiável?

Esta designação foi criada em 1992 e é reconhecida em todo o Mundo. Para além de fornecer uma distinção de sustentabilidade do produto ou serviço, é também utilizada pelas empresas aquando do desenvolvimento de novos produtos, servindo de guia para as melhores práticas ambientais.

Actualmente, mais de 70 mil produtos e serviços vendidos no mercado europeu possuem este rótulo, indicando que cumprem os critérios ambientais mais rigorosos. Apesar de o número de produtos com o rótulo ter vindo a aumentar, ainda não é fácil encontrá-los nas lojas. Para que as marcas se possam candidatar a este rótulo é necessário que cumpram uma série de critérios ambientais bastante exigentes que vão desde a extracção da matéria-prima até ao fim de vida do produto.

O Rótulo Ecológico Europeu tem sido reconhecido como uma das certificações com maiores exigências ambientais e com maior controlo, tornando-se também uma das mais confiáveis. Actualmente, pode ser encontrado, por exemplo, em detergentes, lenços de papel, tintas, géis de duche, sapatos, computadores e hotéis. Por enquanto, ainda se mantêm excluídos produtos alimentares e farmacêuticos. O ideal é estar atento ao logótipo da flor cada vez que for às compras.

Please fill the source and the alt text
Rótulo Ecológico Europeu

Onde encontrar o Rótulo Ecológico em Portugal?

Em Portugal, o Rótulo Ecológico Europeu encontra-se presente em mais de 4 mil produtos e 5 hotéis. Sendo a maioria pertencentes ao sector do papel para uso gráfico e ao sector de produtos de limpeza. Contudo, pode consultar a lista completa de produtos portugueses com este rótulo na página da Direcção-Geral das Actividades Económicas.

Apesar deste rótulo ser um bom indicativo do desempenho ambiental do produto em causa, apenas é exigido que não tenha um desempenho pior que produtos semelhantes sem o rótulo. Por exemplo, no caso dos detergentes, existem produtos que podem ostentar o Rótulo Ecológico Europeu, mas não ter um desempenho acima da média naquilo para que estão vocacionados, ou seja, limpar.

O que distingue a “Escolha Verde” dos restantes rótulos

A principal característica que distingue o nosso selo “Escolha Verde” dos restantes é a de apenas destacar produtos que tenham um bom desempenho tanto ao nível ambiental como no fim a que se destinam. Actualmente, o selo apenas está vocacionado para detergentes para a máquina de lavar roupa e da loiça.

Ninguém fica satisfeito com um bom produto do ponto de vista ambiental que não lava bem. Por isso, a Escolha Verde só é atribuída aos produtos com pontuação máxima no impacto ambiental, mas que também lavem com qualidade boa ou muito boa (pelo menos, 60% na Qualidade Global). Os produtos com esta distinção podem ser consultados nos testes a detergentes para máquina de lavar roupa e detergentes para máquina de lavar loiça.

Os critérios tidos em conta na avaliação ambiental dos detergentes são a composição do produto, que tem um peso de 80% no total, e a embalagem, que representa os restantes 20 por cento.

Para a avaliação da composição, é analisada a lista de ingredientes disponibilizada pelas marcas, dando cumprimento ao regulamento europeu relativo aos detergentes. Com a colaboração de peritos reconhecidos, a DECO Proteste avalia os ingredientes segundo a sua classificação para o ambiente e a toxicidade para o meio aquático. Numa 2.ª fase, em análises laboratoriais, quantifica alguns dos ingredientes com reconhecido impacto negativo para o ambiente.

No caso da embalagem, é verificado o o nível de enchimento, considerando como mínimo a ocupação de, pelo menos, 85% do recipiente, e é calculado o peso da embalagem por lavagem (quanto menor o peso e mais lavagens realizadas, melhor para o ambiente).

A União Europeia está a trabalhar para tornar os produtos mais sustentáveis e assegurar que os rótulos ecológicos são cada vez mais fiáveis. Com tantos rótulos ecológicos existentes (mais de 450) e as inúmeras alegações ambientais das empresas, levará algum tempo até que o greenwashing se encontre devidamente regulamentado. Até lá, a DECO  Proteste continuará a ajudar a identificar as melhores práticas e em que produtos pode confiar.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...