O que é o cancro da mama e como posso apoiar esta causa?
Com milhares de novos casos diagnosticados anualmente, o cancro da mama é um dos que mais afeta os Portugueses. No entanto, com rastreio adequado é possível obtermos atempadamente uma cura para alguns destes cancros, e Portugal tem sido vigilante no tipo de rastreio e permitido aos seus cidadãos utilizar o SNS para um rastreio digno e efetivo para o cancro da mama.
Por ser um dos tipos de cancro que mais incide sobre a nossa população, são também muitas as campanhas a favor da ajuda ao combate deste cancro. Associações de apoios como a APAMCM – Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama são bons exemplos de associações que revelam uma preocupação crescente com esta população e que tentam ajudar as pessoas que se revelam mais vulneráveis na altura do diagnóstico e do tratamento.
Alguns dados sobre o cancro da mama
Muitas pessoas desconhecem este facto, mas o cancro da mama afeta também homens, e não apenas as mulheres, embora a maior incidência recaia para as mulheres. Com uma idade média de diagnóstico a rondar os 50 anos, o rastreio acaba por ser eficaz para prevenir ou detetar de uma forma realmente precoce este cancro, aumentando assim as opções para um tratamento eficaz.
O cancro da mama tem sido cada vez mais falado na sociedade e detetado devido ao rastreio, mas a sua existência tem sido cada vez mais acentuada devido ao estilo de vida que levamos e ao envelhecimento da população, sendo estes dois dos vários fatores que contribuem para o seu aumento. Ainda assim e com todos estes benefícios de rastreio bem como da investigação do cancro da mama, em Portugal o cancro da mama teve um impacto de 1600 mortos em 2018.
Na parte da cura e tratamentos, existem sempre estudos a serem realizados regularmente, principalmente no estrangeiro, e os estudos científicos acabam por ser a chave de toda esta dinâmica entre as farmacêuticas criarem mais tratamentos e poder existir uma melhor e mais atempada deteção do cancro da mama.
A mamografia como rastreio
O rastreio disponível para o cancro da mama é um exame chamado de mamografia. A mamografia consiste, de forma resumida, em tirar algumas imagens da mama e analisar as mesmas no sentido de procurar a existência de anormalidades no tecido mamário. Esta ação é feita com uma radiação ionizante que é totalmente segura para o paciente e permite o contraste dos tecidos para que as imagens sejam vistas por um profissional qualificado.
Não existe qualquer preparação específica para este exame, mas é, no entanto, recomendável não utilizar no dia do exame qualquer desodorizante ou produtos de cuidado feminino para essa área do corpo, pois estes podem interferir com a análise.
Existe um pequeno desconforto na altura do exame, pois o mesmo consiste em colocar o tecido mamário em duas placas que comprimem a mama em análise para que esta possa ficar espalhada de forma uniforme para poder ser mais clara a sua comparação em todo o tecido. O desconforto passa normalmente passado alguns momentos, ou no máximo algumas horas.
Em seguida, um profissional de saúde, normalmente um radiologista, interpreta as imagens em buscas de massas ou calcificações para depois poder produzir um relatório.
Como ajudar esta causa
A investigação do cancro da mama tem sido algo que tem tomado bons rumos nos últimos anos, mas ainda assim por ser um problema que toca a alguma parte da população, a nível do seu receio, acaba por ser recolher bastante simpatia dentro da sociedade portuguesa.
Existem diversas formas de ajudar a causa do cancro da mama, ou outra qualquer, pois existem bastantes carências de mão de obra (ou seja, tempo) ou de fundos para este tipo de causas, pois os apoios do estado são por vezes inexistentes ou ineficientes.
Assim, caso queira doar um pouco do seu tempo, poderá contactar algumas associações e perguntar se estão a aceitar voluntariado, e se sim, de que natureza. O voluntariado pode ser durante um dia inteiro numa atividade, ou regularmente num hospital, ou outra opção que esteja disponível.
Caso queira e possa ajudar financeiramente uma instituição de apoio ao cancro da mama, faça uma pesquisa pelas associações e consulte a sua missão e visão, para poder dar ao seu dinheiro o melhor contributo possível como recolher donativos ou fazer uma compra pontual numa farmácia online para dar à associação. Relembramos ainda que algumas instituições podem receber dinheiro e passar-lhe um recibo que ajude em despesas em sede de IRS, pelo que deverá ter também isso em conta.
Poderá ainda incentivar a sua empresa onde trabalha a patrocinar uma causa social, algo que pode ficar como referência a poder usar em redes sociais, poderá também envolver todos os trabalhadores e por fim haverá a possibilidade de contribuir de uma forma maior e mais abrangente.
Seja qual for o seu tipo de ajuda, temos a certeza que fará a diferença nesta causa, pois é uma causa para a qual vale a pena apoiar e contribuir de qualquer forma possível.