O que é a disgrafia?

Por Sei – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

A disgrafia deriva das palavras “dis” (desvio) + “grafia” (escrita) e consiste numa dificuldade na escrita.

A criança com disgrafia pode apresentar dificuldades no desenho ou no grafismo da letra (“má letra”), na ordenação correcta ou na ortografia das letras de forma a criar/escrever palavras, na pontuação, na correcção gramatical e na elaboração e organização de textos.

As crianças desde cedo demonstram a necessidade de se expressar através da escrita. A escrita consiste numa destreza/capacidade motora que se vai desenvolvendo ao longo do percurso escolar da criança e que possui uma série de requisitos básicos necessários para o seu bom/correcto funcionamento, nomeadamente:

– capacidades psicomotoras gerais (uma boa coordenação óculo-manual, um correcto desenvolvimento da motricidade fina, um bom esquema corporal, espacial, boa lateralidade, um correcto reconhecimento do espaço, formas e distâncias e uma boa capacidade de inibição e controlo neuromuscular de forma a que a criança seja capaz de efectuar os movimentos necessários para a escrita das letras);

– coordenação funcional da mão (os movimentos de pressão e preensão e a independência mão-braço);

– hábitos neuromotores correctos e bem estabelecidos (a visão, a transcrição da esquerda para a direita, e o posicionamento correcto do lápis).

A disgrafia pode apresentar alguns sinais de alerta típicos, aos quais devemos estar atentos.

Sinais indicadores/ sinais de alerta

Diagnosticar a disgrafia, precocemente, não é fácil, uma vez que todas as crianças revelam dificuldades durante o seu processo de aprendizagem da escrita. Contudo existem indicadores para auxiliarem nesse processo:

– traços exageradamente grossos ou finos e pequenos ou grandes;

– ritmo de escrita excessivamente rápido ou lento;

– letras separadas, sobrepostas ou ilegíveis, com as ligações distorcidas;

– postura gráfica incorrecta (dificuldade em utilizar correctamente o lápis/caneta com que escreve);

– caligrafia, geralmente, inclinada.

– letra excessivamente pequena ou grande;

– forma das letras irreconhecível (por vezes podem distorcer, inclinar);

– grafismo trémulo ou com uma marcada irregularidade, originando diferentes tamanhos de grafemas;

– espaçamento irregular das letras ou das palavras;

– erros ou borrões;

– realização inversa dos traçados de algumas letras/números;

– desorganização geral na folha

– utilização incorrecta do instrumento com que escrevem;

No entanto, importa informar que a confirmação do diagnóstico deve ser efectuada por profissionais especializados, uma vez que requer procedimentos específicos.

Intervenção

A reeducação do grafismo encontra-se relacionada com três factores fundamentais: o desenvolvimento psicomotor, o desenvolvimento do grafismo em si e a especificidade do grafismo da criança.

Relativamente ao desenvolvimento psicomotor devem ser trabalhados aspectos relacionados com a postura, controlo corporal, dissociação de movimentos, representação mental do gesto necessário para o traço, percepção espaço-temporal, lateralização e coordenação visuomotora.

Já de acordo com os aspectos relacionados com o grafismo, devem-se treinar habilidades relacionadas com a escrita, como actividades que impliquem a utilização do lápis e papel, de forma a melhorar os movimentos e posição (gráfica), a pintura, o desenho e a modelagem. Deve-se também corrigir erros específicos do grafismo, como o tamanho, forma, inclinação das letras, o aspecto do texto, a inclinação da folha e a manutenção das margens/linhas.

 

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