O que devem as marcas fazer durante a “silly season”?

Por Tiago Barquinha, CEO Mojobrands

“Silly season” é o termo usado para designar o período do Verão, durante o qual não existem grandes notícias, nem novidades no campo político ou empresarial. No entanto, isso não significa que esta não seja uma boa época para investir na redefinição das estratégias de marketing de uma marca.

O ambiente mais descontraído e o mood mais relaxado que carateriza esta estação do ano permite que as marcas se aproximem do seu público de uma forma mais leve e criativa, nomeadamente através de campanhas mais divertidas e “fora da caixa”.

Como as marcas podem tirar o máximo partido da “silly season”

No Verão, o clima quente convida a uma maior predisposição para rir e sorrir. Por isso, nesta época do ano, as marcas devem desenhar campanhas mais bem humoradas, que recorram inclusive a memes e a outros elementos animados.

Além disso e como, por norma, nesta fase, as pessoas têm mais tempo livre, importa ser bastante dinâmico nas redes sociais, promovendo concursos e desafios, em que o público possa participar, interagindo directamente com a marca.

Esta é uma época em que vale a pena investir particularmente nas stories, as quais devem reflectir vivências e experiências típicas do Verão, envolvendo o público e fazendo com que ele se identifique com aquilo que vê.

A “silly season” é uma óptima altura para as marcas lançarem promoções e ofertas especiais. Promover descontos exclusivos nesta época do ano ajuda a compensar a quebra de vendas que, geralmente, carateriza este período.

Como a silly season é um momento em que os marketeers também têm mais tempo livre, geralmente por haver menos trabalho, esta também é uma boa época para investir em algum pensamento estratégico para fazer coisas novas, melhores ou mais ambiciosas, com as suas marcas.

Este afigura-se como um bom período para reflectir sobre o ano e o futuro. Trata-se de uma fase propícia a obter inspiração e a estar mais atento a outras culturas, modas e tendências.

Mas, atenção a alguns aspectos…

Além das estratégias de marketing adaptadas à “silly season”, é fundamental que as marcas também tenham em consideração outros aspectos essenciais para fazerem desta uma época bem sucedida em termos de negócio.

Se uma marca apostar em estratégias adequadas para conseguir ter mais procura nesta época do ano, então importa que a marca disponha de um serviço ao cliente à altura, ou seja, apto a receber procura e pedidos.

É fundamental que as redes sociais estejam preparadas para dar uma resposta rápida e eficiente às encomendas e às perguntas dos clientes.

Também importa dizer que o facto de algumas estratégias de comunicação se poderem adaptar a esta época do ano mais leve e descontraída não significa que não se deva manter a consistência da marca. Isto é, as marcas não devem abdicar da sua identidade e dos seus valores.

Outro factor que deve ser reavaliado no período de férias é o calendário. Muitas vezes, o calendário de conteúdo deve ser reajustado, pois as rotinas e os horários tendem a mudar na “silly season”.

As marcas devem conferir as tendências dos anos transactos e fazer os ajustes que lhes pareçam mais pertinentes, de modo a garantirem que interagem com o público nos momentos em que ele está mais disponível.

Finalmente, mas não menos importante, os temas da sustentabilidade e da responsabilidade social não devem tirar férias na “silly season”, pois são assuntos que estão na ordem do dia e que faz sempre sentido que estejam reflectidos nas campanhas promovidas pelas marcas.

Esta é uma altura em que devem ser lançados conteúdos que incentivem a práticas sustentáveis e à consciencialização sobre a importância de preservar a natureza, também em tempo de férias.

“Silly season”: será esta uma grande oportunidade para as marcas?

Afinal, e ao contrário do que muitas vezes se pensa e se diz, a “silly season” pode ser uma óptima ocasião para as marcas serem mais criativas e conseguirem um maior engagement com o público.

Essencial é ajustar o discurso e adaptar as estratégias de comunicação a uma época mais relaxada, em que os consumidores procuram conteúdos mais leves, escritos num tom mais descontraído e que apelem a assuntos sazonais.

Quando as marcas conseguem fazer este ajuste e adaptação com sucesso, o target é atingido e a “silly season” pode até tornar-se numa altura bastante promissora, no que diz respeito ao volume de negócios e à fidelização de clientes.