O processamento de dados vai mudar e os profissionais de Marketing terão de se adaptar
A chegada da pandemia trouxe consigo uma mudança no comportamento dos consumidores. Consequentemente, as empresas tiveram de se adaptar e reforçar a sua presença online, assim como aumentar o leque de ferramentas digitais. Contudo, a tarefa de analisar os dados nesta nova era não se tem revelado fácil para a totalidade dos profissionais de Marketing, ainda que a maré possa estar prestes a virar com o recurso a novas soluções. De acordo com a Adweek, são estas as tendências a ter em atenção:
Uma nova economia de dados
As cookies de terceiros estão prestes a terminar (o fim está anunciado para 2023), mas isso não significa que a fonte de informação se extinga, já que as cookies primárias (com base nas próprias empresas) se podem transformar nas cookies de terceiros, levando a uma explosão de partilha de dados entre as plataformas.
Além disso, as novas soluções desafiarão os grandes aglomerados de dados criados pela chamada FAN, ou seja Facebook, Amazon, Netflix e Google.
Transformação do cientista de dados
O papel do cientista de dados vai sofrer alterações. A proliferação de dados e as novas possibilidades ligadas à sua partilha vão levar a uma elevada procura por estes profissionais. Da mesma forma, as novas ferramentas relativas à ciência de dados que providenciam o acesso a sistemas de inteligência artificial contribuirão para a mudança nesta área profissional.
Uma volta de 360.º em torno dos dados
Daqui para a frente já não vai bastar às empresas terem na sua posse os dados. Para alcançarem o sucesso, estas terão de encontrar líderes para todas as áreas com experiência no ramo dos dados. No final de contas, será uma incorporação enraizada dos dados não só nos colaboradores, como nos procedimentos e nos sistemas que alavancam um negócio – da organização do inventário à experiência digital do consumidor.