O Privacy Sandbox da Google está a chegar aos Androids
Os testes da Google chegaram à fase final e há uma versão beta do Privacy Sandbox a chegar em breve ao sistema operativo Android. O objectivo é melhorar a privacidade do utilizador e, ao mesmo tempo, proporcionar às empresas as ferramentas necessárias para o sucesso online.
Apenas alguns dispositivos participem aleatoriamente nesta fase, sendo que os utilizadores seleccionados serão avisados previamente através de uma notificação.
A gigante tecnológica explica que esta versão beta disponibiliza novas APIs (interface de aplicativos de programação) que são projectadas com a privacidade como ponto central e não usam identificadores que possam rastrear a actividade entre aplicações e websites. As aplicações que optarem por participar na versão beta podem usar essas APIs para mostrar ao utilizador anúncios relevantes e medir a sua eficácia.
O utilizador poderá controlar a sua participação na versão beta ao aceder à seção Privacy Sandbox nas definições do seu dispositivo. A partir deste ecrã, vai poder ver e gerir os interesses que as apps podem usar para lhe mostrar anúncios relevantes. Por exemplo, pode ver que o Android estimou que o utilizador está interessado em tópicos como filmes ou actividades ao ar livre, e este pode bloquear qualquer tópico que não corresponda aos seus interesses. Caso não pretenda participar na versão beta, basta desactivá-lo nas definições.