O primeiro hotel com pegada energética positiva abre em 2022
É na Noruega, no Círculo Polar Árctico, que vai nascer o primeiro hotel do Mundo com uma pegada energética positiva. Chama-se Svart e promete produzir mais energia do que aquela que consome, gerando um impacto positivo no Ambiente, já a partir de 2022.
“O design é de baixo impacto, a construção tem por base materiais locais dentro do possível e é sujeita a rigorosos critérios de sustentabilidade”, lê-se no site deste empreendimento turístico que será erguido junto ao mar. Desenhado pelo estúdio norueguês de arquitectura Snøhetta, apresenta uma estrutura circular por onde se espalham cerca de 100 quartos. Junta-se um centro didáctico, um laboratório de design, uma horta sustentável, spa e quatro restaurantes.
O Svart vai buscar inspiração às tradições costeiras da região, pelo que irá assentar em estacas de madeira, que ajuda o hotel a camuflar-se por entre a natureza. Também nesse sentido, a aposta vai para o círculo enquanto forma geométrica principal de modo a oferecer uma vista panorâmica sobre o fiorde.
Mas como é que garante a pegada energética positiva? O hotel compromete-se a poupar 85% do seu consumo anual de energia e a captar energia solar suficiente para assegurar as operações do dia-a-dia mas também a sua própria construção.
No prazo de cinco anos a partir do momento em que abre portas, o objectivo é que o hotel e serviços adjacentes sejam 100% auto-suficientes, tanto em termos energéticos como de gestão de resíduos. O Svart propõe-se também a ser neutro em carbono, compensando todas as emissões que provocar.