O preço dos perfumes de luxo está a aumentar. Sabe porquê?
O preço dos perfumes de luxo está a aumentar e a culpa não é só da inflação. As conclusões são da empresa de estudos de mercado NPD, que aponta a pandemia como a origem da subida dos custos neste sector em específico, já que o período de incerteza trouxe aos consumidores uma maior vontade de se preocuparem com eles mesmos e, como consequência, gastarem mais em determinados produtos.
A NPD salienta uma subida do preço médio destes bens em 15% no ano passado, quando comparado com 2020 – o triplo dos 5% registados nos dois anos anteriores. «Teorizámos que as pessoas queriam tratar bem de si com pequenos luxos ao longo destes tempos difíceis. Os cheiros permitem-nos escapar, mesmo que momentaneamente, e experienciar uma emoção diferente», comenta, citada pela CNN Business, Larissa Jensen, vice-presidente da NPD vice e consultora de beauty industry.
As vendas de fragrâncias com custos superiores a 175 dólares mais do que duplicaram em 2021, sendo que, a nível geral e excluindo as fragrâncias para a casa, o número de unidades vendidas subiu 52% em 2021, face a 2020.
A Estée Lauder Companies, fabricante de perfumes de luxo, verificou igualmente uma tendência de crescimento na quantidade destes produtos comercializados. Para aproveitar esta onda, a empresa tem levado a cabo estratégias de encorajamento, que passam por oferecer incentivos aos clientes como amostras, presentes e aconselhamento virtual personalizado.
«Estamos bastantes optimistas de que o interesse nas fragrâncias de luxo vai permanecer graças a inovações entusiasmantes, novos mercados de fragrâncias que abraçam esta sub-categoria e a consumidores que querem um pequeno pedaço de luxo nas suas vidas», comenta, citado pela CNN Business, De La Faverie, Global Brand president da Estée Lauder.