“O Preço Certo” lidera soft sponsoring na TV portuguesa
“O Preço Certo” é o programa televisivo em Portugal líder em soft sponsoring, acumulando quase tantas inserções comerciais como os restantes programas que ocupam o top 5 deste ranking, de acordo com uma análise feita pela Mediamonitor, do Grupo Marktest, ao retorno gerado por esta abordagem publicitária.
A análise às emissões dos canais portugueses entre 1 de Novembro de 2021 e 20 de Março de 2022 revela que as emissões originais de “O Preço Certo”, na RTP1, somaram 6.370 inserções comerciais, representando um retorno a preços de tabela de cerca de 65,7 milhões de euros.
Se a este volume forem acrescentadas as 3.541 inserções identificadas nas repetições do programa – num retorno adicional de mais de 33 milhões de euros –, constata-se que o concurso alcançou quase 10 mil presenças de marcas e um retorno estimado em 99 milhões de euros, a preços de tabela.
Este registo fica próximo das 11.719 inserções – para um retorno total estimado em 102,8 milhões de euros – identificadas pela Mediamonitor nos restantes três programas do top 5 de soft sponsoring: o programa “Somos Portugal”, da TVI, com 4.614 referências avaliadas em 54,2 milhões de euros; o “Casa Feliz”, da SIC, com 4.684 inserções avaliadas em 30,2 milhões de euros; e o “Big Brother Famosos Extra”, também da TVI, com 2.421 menções ou presenças de marca avaliadas em 18,3 milhões de euros, a preços de tabela.