O papel do podcast na educação em 2020

Por Jorge Cabral de Oliveira, formador na Flag e Chief Enthusiastic Officer na ActiveMedia

Avaliar o papel do podcast na educação em 2020 leva-nos forçosamente a recordar o papel do áudio na transmissão de conteúdos. No princípio era a oralidade, depois veio o registo áudio num suporte que resiste ao tempo e à memória (ou à falta dela).

E o podcast é basicamente um ficheiro de áudio, disponibilizado para audição por download ou pelo acesso a uma das muitas plataformas de streaming: Spotify, Apple Music, Google Podcasts… A esta facilidade de acesso junta-se uma facilidade no consumo. Não só é fácil de aceder como usamos apenas um dos cinco sentidos e, por isso, podemos fazê-lo enquanto caminhamos, conduzimos, cozinhamos, praticamos exercício…

Então, se é fácil de produzir e de distribuir, onde está a chave do sucesso para um podcast na educação? Na relevância e na oportunidade.

Oportunidade no sentido de “já que vou estar uma hora no trânsito, posso aproveitar para ouvir” e relevância pelo potencial de prazer ou utilidade associado à audição. Ninguém quer ser “pausado”, “skipado”, “fastfowardado” ou “doublespeedado” e, por isso, devemos olhar, sem medos, para as dinâmicas do entretenimento e seguir os seus passos.

Contar histórias, criar personagens, trazer outras vozes e perspectivas, humor e ficção. Tudo o que possa agarrar a audiência e mantê-la activa na escuta é útil.

Também devemos ter presentes os conceitos do transmedia storytelling e avaliar que partes do meu conteúdo podem ganhar em ser distribuídas num podcast? Onde é que este formato pode ser mais relevante em relação aos restantes? Acima de tudo, onde é que a sua experiência pode imputar a experiência global?

O podcast esteve moribundo mas agora voltou com uma nova vida a reboque das plataformas de streaming, portanto, se estamos mais perto da audiência, só temos que ser relevantes, seja a entreter, seja a educar, ou ambos, porque não vejo razão para não aprender enquanto me divirto. Concluindo, o papel do podcast vai ser dar outra vida ao papel.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...