“O Museu é Meu” quer aproximar os portugueses da Cultura

A Direcção Geral de Património Cultural lançou a campanha “O Museu é Meu”, uma iniciativa que pretende, nos próximos três anos, reaproximar e abrir museus, monumentos e palácios a novos públicos em Portugal.

Esta acção contempla um ciclo de comunicação e actividades que, com recurso à arte, inovação e provocação, irá colocar as pessoas no centro da estratégia museológica. O objectivo é dar uma nova vida aos museus locais, para que ganhem mais relevância para as comunidades onde se inserem.

«Esta é uma nova oportunidade em contexto ainda pandémico de reinventarmos os museus, monumentos e palácios portugueses e de reatarmos a relação destes espaços com os cidadãos», afirma Helena Martelo, chefe de Divisão de Comunicação e Informático da Direcção-Geral do Património Cultural.

A campanha será lançada nos próximos dias 17 e 18, com, dia Internacional dos Museus, com duas acções de rua “guerrilha” com o Museu Nacional Grão Vasco em Viseu, e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

Os protagonistas de “O Museu é Meu” serão as pessoas, de todas as idades (crianças, jovens, adultos e seniores), que irão “invadir” as ruas com colagens de cartazes e outras formas de promoção.

A campanha “O Museu é Meu” é produzida pela Manicómio the Agência, o estúdio criativo e de design em Lisboa criado recentemente.

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