O mundo vai acabar. A partir de agora adolescentes só podem usar o TikTok 1 hora por dia
O TikTok vai limitar a utilização da rede social aos adolescentes. Com a nova funcionalidade, os menores de 18 anos só poderão aceder à aplicação durante uma hora por dia, sendo necessário inserir um código de acesso para que possa continuar a ver vídeos.
A empresa revela em comunicado que através do Acompanhamento Familiar, os encarregados de educação poderão também definir o tempo de utilização em função do dia da semana. Esta decisão do limite de tempo permitido para adolescentes teve em conta uma investigação académica recente e informações dos peritos do Digital Wellness Lab, do Hospital Infantil de Boston (EUA).
Embora não exista um consenso sobre quanto tempo é considerado “demasiado”, ou até mesmo o impacto do tempo de ecrã de uma forma mais ampla, o TikTok “reconhece que os adolescentes tendencialmente necessitam de algum apoio extra quando começam a explorar o mundo online de forma independente”.
De acordo com a app, ter uma maior consciência da forma como se passa o tempo pode ajudar a ser mais intencionais nas decisões que se tomam. Como tal, com esta ferramenta incitam também os adolescentes a definir um limite de tempo diário em frente ao ecrã. Todas as semanas será enviada uma notificação de resumo do tempo passado em frente ao ecrã a cada conta de adolescente.
Estas funcionalidades reforçam as configurações de segurança já existentes para contas de jovens. Por exemplo, para idades compreendidas entre os 13-15 anos as contas são privadas por defeito, permitindo aos adolescentes fazer escolhas informadas sobre o que pretendem partilhar, quando e com quem. As mensagens directas só estão disponíveis para criadores com 16 ou mais anos e, para acolher um Live, os membros da comunidade devem ter pelo menos 18 anos.
O papel das famílias no bem-estar digital
Os encarregados de educação têm um papel determinante no apoio aos adolescentes e, por isso, são um dos mais importantes parceiros do TikTok. Assim, acrescentam-se três novas características ao Acompanhamento Familiar:
– Limites diários de tempo de ecrã personalizados: Os encarregados de educação poderão utilizar o Acompanhamento Familiar para personalizar o limite de tempo diário do ecrã para os adolescentes, – incluindo a escolha de diferentes limites de tempo dependendo do dia da semana – dando assim às famílias mais opções para combinar o tempo do ecrã com os horários escolares, pausas de férias, ou viagens familiares.
– Painel de controlo da hora do ecrã: No Acompanhamento Familiar é agora possível ter acesso ao painel de tempo de utilização de ecrã. Este fornece resumos do tempo de utilização da aplicação, o número de vezes que o TikTok foi aberto, e uma discriminação do tempo total gasto durante o dia e a noite.
– Notificações silenciosas: Esta nova ferramenta que permite aos encarregados de educação definir um horário para silenciar as notificações para adolescentes. As contas de utilizadores com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos não recebem notificações push depois das 21h. Os criadores que tenham entre 16 e os 17 anos têm notificações push desactivadas a partir das 22h.