“O Melhor Arroz de Portugal” já faz parte da agenda nacional

Portugal é o maior consumidor europeu de arroz, estatuto que motivou a escolha deste ingrediente para o lançamento de um concurso que coloca à prova os pratos de restaurantes de todo o País. Lançado há três anos, “O Melhor Arroz de Portugal” é uma iniciativa da Unilever Food Solutions que nasceu para fazer face ao período de crise que se fazia sentir na altura mas também para homenagear o papel que o arroz desempenha nos hábitos de consumo dos portugueses.

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Agora na sua quarta edição, «o aumento do número de participantes e o enorme envolvimento dos portugueses permitiram que “O Melhor Arroz de Portugal” entrasse na agenda gastronómica nacional». Quem o diz é Cristina Ferreira, Marketing manager da Unilever Food Solutions. Em declarações à Marketeer, a responsável conta que a iniciativa tem crescido progressivamente de ano para ano, passando de mil restaurantes inscritos em 2013 para o dobro no último ano. A edição de 2016 arrancou esta semana com a abertura das candidaturas.

Os restaurantes são os principais beneficiários. «O concurso surgiu em 2013 com o objectivo de os ajudar a enfrentar a crise económica, promovendo a qualidade dos seus pratos de arroz, a sua popularidade e a aproximação com os seus clientes e o público em geral. Este propósito têm-se mantido constante ao longo das quatro edições. Aquilo que pretendemos é que os participantes aumentem o seu volume de negócios», conta Cristina Ferreira. A missão parece estar a ser cumprida, já que, de acordo com o feedback dos restaurantes, a participação n”O Melhor Arroz de Portugal” permitiu aumentar o número de clientes e subir as vendas: «Confirmam-nos que contribui para a sua divulgação nacional e consequente aproximação a clientes e potenciais clientes.»

Ainda assim, não é só a restauração que sai a ganhar. Por cada voto único nos restaurantes participantes, a Unilever Food Solutions oferece 100 gramas de arroz a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), através de uma parceria com o Arroz Bom Sucesso. Cristina Ferreira sublinha que «ao longo das últimas três edições já foram doadas perto de 13 toneladas de arroz» e anuncia ainda uma novidade. Este ano, a selecção das IPSS que receberão os donativos fica a cargo dos 10 finalistas do concurso.

Marcas também querem provar o arroz

Na edição deste ano, o número de parceiros cresceu. A Vodafone, a Associação de Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Comeca e a Zomato juntaram-se à lista de marcas e entidades que querem estar associadas ao “Melhor Arroz de Portugal”, na qual já constavam a EDP, Repsol, Diversey Care e Arroz Bom Sucesso. A Marketing manager da Unilever Food Solutions acredita que tal deve-se ao sucesso do concurso, sublinhando que o apoio de todos os parceiros proporciona uma satisfação particular «por significar o aumento crescente da notoriedade do concurso e sua popularidade junto do público em geral».

Texto de Filipa Almeida

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