O Marketing pode ser a chave para chegar às zero emissões de carbono em 2050
Um novo estudo da consultora McKinsey revela que as empresas, de forma geral, terão de aumentar os esforços já em curso, transversais a todas as áreas internas e incluindo o Marketing, para evitar os efeitos mais graves da crise climática.
Mudar hábitos e mentalidades não é tarefa fácil e, embora “alcançar as zero emissões [de gases poluentes] até 2050 requeira uma transformação profunda da economia global”, há oportunidades que podem surgir dessa mudança, garante a investigação.
Parte da mudança que as empresas e marcas podem ajudar a causar passa pela estratégia de comunicação que as equipas de Marketing desenvolvem, ao partilharem com os consumidores aquilo que está a ser feito e, consequentemente, a influenciar os clientes a alterar comportamentos menos amigos do ambiente.
De acordo com o estudo, será necessário aumentar o investimento empresarial em 3,5 milhões de milhões de dólares anuais até 2050 – mais 40% do que o actual investimento, de forma a alcançar os 9,2 milhões de milhões de dólares. Este valor representa metade dos lucros corporativos que precisam de ser investidos na luta contra as alterações climáticas se o objectivo for evitar a “catástrofe climática”.
Como nem todas as empresas têm a mesma dimensão, umas serão mais afectadas do que outras com este processo, mas, alerta a McKinsey, o esforço transversal é necessário. A consultora destaca ainda quais são os sectores que terão de fazer mais mudanças: energético e industrial (ambos são responsáveis por 30% das emissões de CO2), mobilidade (emite 19% das emissões de gases poluentes), imobiliário (representa 6% destas emissões nocivas).
A transição para uma produção e actuação empresarial mais verde irá provocar a perda de 185 milhões de postos de trabalho, estima o estudo. Contudo, a mudança de algumas indústrias terá como efeito a criação de aproximadamente 200 milhões de novos postos. O Marketing entra nesta equação como um canal necessário para a elaboração de estratégias internas que ajudem as empresas a tornarem-se menos poluentes e, simultaneamente, participar na mudança de percepções dos consumidores e utilizadores sensibilizando-os para os efeitos da crise climática.