O marketing digital nas novas dinâmicas laborais

MARKETEER CONTENTS

Numa época onde a evolução tecnológica é visível, tomando um ritmo acelerado e sem precedentes, os mídia continuam a trazer-nos notícias sobre o desemprego, a pobreza e a precariedade.

Evidentemente, seguindo as lógicas do mundo, as pessoas começam a voltar-se para o mundo digital e para as dinâmicas internacionais para procurarem alternativas laborais, que lhes permitam estabelecer uma rotina equilibrada e obter os rendimentos necessários para dar resposta a todas as suas obrigações e necessidades.

Muitas das soluções encontradas por estas pessoas passam pelo mundo online. As redes sociais, os espaços destinados ao e-commerce e até a prestação de serviços remotos como freelancer são, agora, uma realidade para muitos.

Neste universo de procura de oportunidades dentro dos meandros do digital não é, portanto, de espantar que encontremos um importante papel do marketing digital, sendo que este serve para destacar as novas empresas e marcas das demais, conferindo-lhes aspetos de unicidade que podem ajudar a furar este mercado cada vez mais saturado.

Entre os trabalhos online que implicam uma boa estratégia de e-marketing, encontramos diversas opções. Destas, destacamos, hoje, as principais.

1. As lojas online

As lojas de online, que operam numa lógica de e-commerce, são cada vez mais comuns. Na verdade, mesmo as lojas físicas começam, agora, a migrar para o online, numa busca por públicos mais amplos e por melhores lucros e resultados.

Ganhar dinheiro extra através destas lojas (ou até mesmo apostar nelas como primeiro emprego) é uma realidade que muitos conhecem. Esta procura pela liberdade horária e pelo aumento dos rendimentos através da criação de lojas online tem correspondido a uma saturação cada vez maior do mercado, que impede que todas as empresas criadas atinjam o sucesso que desejam.

Perante a forte concorrência que atualmente existe neste mercado online, o papel do marketing digital tornou-se mais importante do que nunca e os próprios empreendedores sabem disto.

Alguns, para poderem dedicar o seu tempo e atenção às estratégias de divulgação da marca e de difusão dos produtos acabam mesmo por optar por lógicas como o Dropshipping, para assim delegarem a parte logística e terem mais tempo para publicitar a sua empresa.

2. As redes sociais

Se, há alguns anos, dissessem que haveria, no mundo, tantas pessoas a viver das redes sociais, provavelmente não acreditaríamos.

O mundo efetivamente mudou e espaços como o Instagram, o Facebook ou o Youtube ganharam uma dimensão incontornável no nosso quotidiano, permitindo que algumas pessoas conseguissem promover o seu trabalho ou a sua imagem, tornando-se influencers. Conhecidos como instagramers, facebookers ou youtubers, estas pessoas utilizam as lógicas do marketing digital deforma bastante inteligente, conseguindo cativar audiências diversas e transformar uma plataforma de lazer no seu trabalho quotidiano.

Esta realidade fez com que as próprias plataformas sociais se adaptassem e passassem a vender espaços publicitários e patrocínio de publicações: duas ferramentas que os adeptos deste tipo de trabalho parecem utilizar com frequência para conseguirem melhores resultados.

 

3. Blogs e vlogs

Tal como as redes sociais, também os blogs e os vlogs passaram a ocupar um espaço de destaque entre os novos trabalhos do século XXI.

Utilizando diversas estratégias de marketing digital, estes espaços exploram as mais diversas temáticas e aproveitam também as redes e a publicidade externa para conseguir resultados positivos.

Não é estranho que, neste tipo de espaço, aconteçam momentos patrocinados por marcas que conhecem, também, melhor do que nunca, o papel destes meios para a colocação de produtos e o aliciamento do público-alvo.

 

4. Serviços e produtos sem formato físico

Tal como acontece com os produtos, nas lojas online, também os conteúdos sem forma física começam a render-se ao mundo digital, utilizando ferramentas de marketing para se promover.

Hoje, não é incomum que se encontrem workshops, aulas, cursos e formações totalmente digitais, comercializadas em diversos espaços e que visam, justamente, aproveitar toda a dinâmica e rapidez da Internet para recolher o máximo de lucros com o mínimo investimento possível.

A passagem de conhecimentos pelo meio digital é uma das realidades mais comuns dos nossos dias e poderá ser, também, uma das mais rentáveis. Alguns exemplos deste tipo de atividade são os workshops de escrita criativa; a venda de aulas em formato de e-book ou áudio ou os cursos de tarot online.

O marketing tem, portanto, como demonstram estes exemplos, acompanhando as novas lógicas laborais, adaptando-se cada vez mais às caraterísticas do mundo digital. Esta adaptação exige, mais do que nunca, que as próprias ferramentas e estratégias de criação e difusão das marcas seja rápida, simples e eficaz, para obter os resultados esperados.

Mais do que nunca, o marketing torna-se essencial para o sucesso, sendo, provavelmente, o elemento mais importante, a par com a motivação de quem inicia um negócio empreendedor no mundo digital.

 

Artigos relacionados