O marketing digital na Saúde em tempos de pandemia
Por Ana Gonçalves, gestora e consultora de negócios para profissionais de saúde e empreendedores
Muitos de nós, profissionais de saúde, ainda têm dificuldade em encarar o Marketing e, em concreto, o digital como uma plataforma eficaz na divulgação e notoriedade dos serviços. Contudo, esta é uma realidade e a pandemia veio demonstrar-nos e reforçar isso mesmo.
Em Março de 2020, fomos surpreendidos por algo inesperado. Ficámos fechados em casa e, muitos negócios, incluindo os da saúde, sentiram a quebra do volume de clientes que, por receio e medo do contágio, desmarcaram as suas consultas, cirurgias, tratamentos. Fomos obrigados a adaptar-nos ao online, com a vantagem que o trabalho de educação ao cliente estava feito.
Na área dos serviços de Saúde temos mais desafios do que em outras áreas de negócio, a adequar os serviços ao online. Existe alguma resistência por parte do cliente em optar por um serviço online e muita resistência por parte dos profissionais de saúde em encarar a distância e falta de toque como uma abordagem possível.
Os serviços que se adequaram melhor foram as consultas médicas (teleconsulta), apesar de alguma limitação da população mais idosa no acesso às tecnologias. Os serviços que exigem o toque, como a fisioterapia, tiveram maior dificuldade de adequação e, por conseguinte, a serem opção para o cliente.
Os grandes grupos de saúde adaptaram-se criando plataformas online para a realização da teleconsulta, mas as pequenas empresas tiveram mais dificuldade. Contudo, todos tivemos que nos reinventar e ser criativos. A fácil acessibilidade a plataformas digitais gratuitas facilitou o processo.
Esta nova realidade veio colocar em causa algumas crenças que temos, enquanto profissionais de saúde, e forçou-nos a adaptarmo-nos rapidamente, com o objectivo de continuar a prestar um serviço de saúde capaz de corresponder às necessidades dos clientes. Redescobrimos uma nova forma de chegar aos nossos clientes, abrindo as portas a novos serviços na área da Saúde. O marketing digital é uma excelente ferramenta para atracção de novos clientes na área da saúde e permitir uma comunicação rápida e eficaz com os actuais. Antes, conseguirmos divulgar os nossos serviços exigia um grande esforço e investimento financeiro nos mass media. Actualmente, o marketing digital traz aos pequenos negócios de saúde plataformas gratuitas em que rapidamente conseguimos chegar ao cliente ideal.
O marketing digital para a promoção dos serviços pode ir do Google Ads, retargeting, brand content, ao motor de pesquisa Youtube e a redes sociais como o Facebook e o Instagram. Devemos escolher a plataforma que faz sentido para a nossa empresa, onde estão os clientes. É importante escolher de forma estratégica as plataformas onde queremos estar, de forma a conseguirmos comunicar de forma eficaz em cada uma delas. Não faz sentido estarmos em todas e não conseguirmos trabalhar nenhuma de forma consistente.
Estamos actualmente a viver um novo confinamento, sendo de extrema importância estarmos online para divulgar os serviços, para entregar conteúdo de valor ao cliente e para comunicar segurança na prestação dos serviços. Encaro o marketing digital como uma excelente ferramenta para conseguir ajudar mais pessoas, pois com um bom marketing de conteúdo, conseguimos ajudar o cliente e aumentar a notoriedade.
Os pequenos negócios na área da saúde estão a passar por dificuldades. Recebo muitos pedidos de ajuda diariamente. Por norma, são negócios que não se adaptaram ao novo contexto, seja por falta de estrutura ou por limitação do proprietário do negócio às novas tecnologias. Temos que abraçar as novas tecnologias e encará-las como um aliado.
Devemos adequar o nosso marketing digital nesta fase com base em três pilares – estar presente no online para ajudar mais clientes; comunicar as mudanças dos serviços e transmitir segurança; comunicar os novos serviços, como a teleconsulta, serviços domiciliários, entre outros. As empresas na área da Saúde devem acompanhar as novas tendências e os padrões de compra dos consumidores: o online já não é o futuro, mas o presente.
Enquanto profissionais de saúde ou gestores de um negócio temos que mudar o nosso mindset e encontrarmos estratégias de sucesso no marketing digital. Posso ser o melhor profissional de saúde do mundo, mas se não comunico que existo, o que faço e onde faço, não tenho como chegar aos clientes. Temos que trabalhar também a venda. O padrão de compra do consumidor alterou e tem preferência, actualmente, pelo online. Como tal, enquanto prestadores de serviços de saúde, devemos adequar-nos a essa preferência. Porque não vender as consultas e tratamentos online?
Num mercado cada vez mais competitivo, se não acompanharmos as tendências e transformação digital dos negócios, perdemos clientes. Os negócios na área da saúde, sejam pequenas, médias ou grandes empresas devem ter uma presença digital utilizando de forma estratégica e eficaz o marketing e comunicação para atrair novos clientes, fidelizar os actuais, comunicar segurança, aumentar a notoriedade e efectuar a venda dos serviços.