O futuro é dos podcasts? Spotify lança nova plataforma de subscrição

O Spotify está a lançar uma plataforma de subscrição paga inteiramente dedicada a podcasts. Para já, a novidade diz respeito somente aos Estados Unidos da América, mas a ideia será alargar a outras regiões já no decorrer nos próximos meses. Segundo a agência Reuters, esta será uma forma de o Spotify rivalizar com a Apple, que apresentou um serviço semelhante na semana passada.

Em comunicado, o Spotify esclarece que os criadores de podcasts vão poder marcar determinados episódios como estando disponíveis somente para subscritores, obrigando todos os interessados a pagar para ter acesso. Estes conteúdos podem ser publicados no Spotify e noutras plataformas de podcasts, mas será preciso subscrever o novo serviço para conseguir ouvir.

O Spotify garante que não terá uma comissão durante os próximos dois anos, embora planeie começar a retirar 5% da receita dos criadores de podcasts a partir de 2023.

“Ao permitir a ampla distribuição de conteúdos só para subscritores, o nosso objectivo é ajudar os podcasters a maximizar as suas audiências de subscritores e fazê-las crescer a partir das bases de ouvintes existentes”, explica o Spotify, acrescentando que os episódios de acesso pago serão pesquisáveis tal como qualquer outro conteúdo no serviço de streaming.

Mini player no Facebook

O Spotify fechou uma parceria com o Facebook que envolve a disponibilização de um mini player no feed de notícias dos utilizadores de uma das maiores redes sociais do Mundo. A ideia é que seja possível ouvir música ou podcasts da biblioteca de conteúdos do Spotify sem sair do Facebook.

Assim que a faixa escolhida terminar, continuará a tocar música em modo shuffle, com direito a anúncios pelo meio no caso de utilizadores da versão livre. A novidade será disponibilizada, tanto para dispositivos Android como iOS, em 27 mercados, segundo adianta o The Verge.

Artigos relacionados