O frango assado que nunca subiu de preço é o segredo do lucro deste supermercado

Bem sabemos que muitas são as estratégias dos supermercados para garantir que os consumidores voltam uma e outra vez às lojas, mas será que passam todas por frango assado? Provavelmente não.

É na cadeia norte-americana Costco que tudo acontece. Há mais de 20 anos que a marca disponibiliza frango assado por 4,99 dólares (cerca de 4,59 euros), o que significa que a empresa fica a perder com este negócio – entre 30 e 40 milhões de dólares por ano, diz o Huffington Post.

Porém, a estratégia passa precisamente por aí. Segundo o analista financeiro Cristian Barros, o frango assado da Costco sempre teve este preço, mesmo quando os custos aumentaram.

«Se tivermos em conta a inflação, o produto devia custar mais de 8 dólares (cerca de 7,37 euros)», diz o profissional. No entanto, este preço apelativo é o isco perfeito da marca e é essa razão que a leva a manter o valor intacto. O frango assado é tão famoso que tem a sua própria página de Facebook.

Para garantir o sucesso da estratégia, o artigo é colocado junto às caixas de pagamento, para que os clientes tenham de atravessar toda a loja até lá chegarem. De acordo com a própria insígnia, é rara a vez que um cliente entra para comprar o frango e sai só com isso.

Além disso, a Costco tem a seu favor outro pormenor: para lá se poder entrar é necessário pagar uma subscrição anual de 60 dólares (cerca de 55 euros). Portanto, o retalhista encontra aqui a sua margem de lucro, assim como em outros produtos disponibilizados em loja.

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