O foco nas Regras Simples: triunfos no desporto e nos negócios
Por Gonçalo Coelho de Carvalho, Consultor em Estratégia de Negócios e Doutorado em Gestão Empresarial Aplicada
A fixação e a simplicidade estratégica começam, por exemplo, nos courts de ténis ou nos circuitos de Fórmula 1, onde jovens talentosos como Carlos Alcaraz ou Nelson Piquet sonhavam em tornar-se campeões, para alcançar as suas metas ao mais alto nível de competição desportiva. Enquanto perseguiram os seus objectivos com determinação, noutra parte do mundo, empresários visionários também corriam atrás do sucesso. As suas histórias e a de muitos empresários bem-sucedidos, é um testemunho do poder de uma mentalidade positiva e proactiva, mas muito apoiada num conceito estratégico simples, focado e eficaz, conhecido como modelo das “Regras Simples”.
Alcaraz e Piquet simbolizam essas atitudes simples, mas determinadas, nas suas carreiras. Alcaraz destaca-se pela dedicação aos treinos, mentalidade para a aprendizagem contínua e resiliência. Piquet, diferenciou-se sempre pela preparação minuciosa e melhoria contínua dos seus carros, na determinação em vencer consistentemente e pela resiliência nas adversidades, como conseguir ser campeão com uma lesão cerebral que o atormentou física e cognitivamente durante quase toda a temporada de 1987, em que conquistou o seu terceiro título mundial.
A doutrina das “Regras Simples” é fundamentada em princípios que visam simplificar a complexidade do mundo empresarial, facilitando a tomada de decisões estratégicas e a gestão de negócios de forma eficaz. São projectadas para orientar líderes e empreendedores na busca de sucesso consistente. Vejamos alguns dos princípios e características das “Regras Simples”, exemplificados com outros casos reais ao nível empresarial.
No centro das “Regras Simples” está a simplicidade. Um exemplo notável é o da gigante do comércio electrónico Amazon. A empresa, liderada por Jeff Bezos, adoptou as “Regras Simples” para focar incansavelmente no cliente. Isso simplificou a sua estratégia e permitiu que a empresa se destacasse em fornecer uma experiência de compra superior.
Estas regras concentram-se nos principais objectivos e metas de uma organização, como no caso da SpaceX de Elon Musk. A “Regra Simples” aqui é clara: tornar a exploração espacial acessível. Esse foco levou à reutilização de foguetes, à redução drástica dos custos e a abertura do caminho para a exploração espacial sustentável.
A flexibilidade é fundamental, como demonstrado pela Netflix A empresa começou como um serviço de aluguer de DVD e, quando percebeu a ascensão do streaming, adaptou-se rapidamente. As suas “Regras Simples” consistiam em acompanhar as mudanças da tecnologia e do comportamento do consumidor.
A priorização é exemplificada pela Apple sob a liderança de Steve Jobs com uma “Regra Simples” clara: focar na inovação e no design de produtos excepcionais. Isso resultou em produtos icónicos, como o iPhone, que revolucionaram a indústria da tecnologia e o mundo dos smartphones.
A aprendizagem contínua é essencial, como evidenciado pelo Google. A empresa segue a “Regra Simples” de “nunca parar de aprender”. Isso levou-a a expandir o seu alcance para além das pesquisas online. A Google aplicou a sua filosofia de “nunca parar de aprender” em novas áreas, como carros autónomos e saúde. Esse princípio levou ao desenvolvimento de veículos autónomos avançados pelo Projecto Waymo e à criação de tecnologias de saúde inovadoras pela Verily Life Sciences. A empresa demonstra como a aprendizagem contínua e a aplicação de conhecimentos podem abrir oportunidades de crescimento e expansão em domínios inesperados.
A comunicação eficaz é fundamental, e a Coca-Cola é um bom exemplo também. A sua “Regra Simples” de “abrir felicidade” é comunicada de maneira consistente em todo o mundo, fortalecendo a identidade da marca.
Algumas versões das “Regras Simples” também incluem princípios de gratidão e responsabilidade social, como a Toms, que segue a “Regra Simples” de doar um par de sapatos para cada par vendido. Essa abordagem gerou lealdade do cliente e impacto social positivo.
Em resumo, as “Regras Simples” são uma abordagem estratégica que promove a simplicidade, a clareza e a eficácia nas operações dos negócios. Permitem que as organizações mantenham o foco no que realmente importa, tomem decisões ágeis e alcancem resultados consistentes, enquanto incentivam, também, a aprendizagem contínua e a responsabilidade social.