O fim dos third-party cookies! E agora?
Por Débora Roque, Project manager da BYD
Durante muitos anos, as marcas têm vindo a utilizar os cookies para obter informações sobre os visitantes dos websites de forma a melhorar a experiência do utilizador, direccionando-os para os anúncios certos. Mas a maneira como usamos os cookies está prestes a mudar!
O Google, o maior motor de pesquisa do mundo, anunciou que até 2023 vai pôr fim aos cookies de terceiros devido à preocupação dos utilizadores com a partilha de dados.
Mas, afinal, o que são cookies?
Cookies são pequenas etiquetas de software que são armazenadas no computador através do navegador de pesquisa, retendo apenas informação relacionada com as suas preferências. Existem três tipos de cookies digitais: first-party cookies, second-party cookies e os, tão falados ultimamente, trird-party cookies.
Fisrt-party Cookies
São os dados que um website recolhe sobre os utilizadores que o visitam, podendo depois ser analisados.
Second-party cookies
É a partilha de dados entre duas organizações que recolhem dados internamente.
Third-party cookies
Um website recolhe dados dos visitantes, segmenta-os e vende-os a empresas externas, com as quais não tem qualquer ligação directa.
Mas nem tudo é mau! O fim dos third-party cookies pode (e deve) surgir como uma oportunidade para empresas criarem relações mais fortes com os seus clientes.
As pessoas são, diariamente, impactadas por inúmeros anúncios online, por isso, as estratégias de marketing precisam de ser cada vez mais assertivas para impactar o target certo e ter os dados dos clientes pode realmente fazer a diferença.
A solução passa por investir nos first-party cookies, criar iniciativas que gerem valor ao cliente e recolher dados com o seu consentimento, como, por exemplo, oferecer algo ao cliente em troca dos dados – algo muito utilizado é a oferta de um ebook.
É altura de nos reinventarmos e criar novas estratégias! Saiba mais sobre cookies e o impacto que estes tem na estratégia de marketing.