O email com o melhor assunto de sempre vai destruir a sua reputação para sempre!

hugo528229_2

O quê, perdemos 53 seguidores? Assim de repente? Mas quem e porquê? Calma, o próprio Twitter Counter prontifica-se a explicar. Basta clicar no link que está na newsletter para ficarmos a saber quem são essas pessoas e quando saíram. É que, caramba, 53 seguidores… é muita gente, que muito custou a fidelizar e que se esvai assim de um momento para o outro. Que asneira fizemos? Tem de haver uma explicação!

Porque é que todas essas pessoas deixaram de vos seguir no Twitter?

Não deixaram.

Quê, a sério?

Naquele período perdemos 2 seguidores e ganhámos 5. Nada de anormal, portanto.

Mas então o assunto daquele email?…

Exactamente! Foi aldrabice para nos obrigar a abrir o email e clicar. Nunca nos passaria pela cabeça que o Twitter Counter faria semelhante coisa; aliás, inicialmente até pensávamos ter-se tratado de uma simples falha nos códigos de personalização deles. Afinal, se têm acesso aos dados dos “unfollows”, seria de esperar que pegassem nesses dados e os incorporassem no assunto do email enviado a cada utilizador (no nosso caso ficaria, por exemplo, “2 people unfollowed you on Twitter. Learn who they are!”). Assim ganhavam simultaneamente um assunto apelativo e uma excelente demonstração da própria funcionalidade que estavam a anunciar.

Mas basta uma pesquisa rápida no Google para confirmar que aquele aterrador “53 people unfollowed you on Twitter” foi mesmo o assunto de todos os emails que o Twitter Counter enviou aos utilizadores! Esperamos sinceramente que tenham tido um extraordinário pico de aberturas e cliques, pois de nós dificilmente voltarão a ter algum 😉 Eis o que nos vem à cabeça sempre que agora vemos um email deles:

Sabujice

Mas crédito a quem merece: com tudo isto, o Twitter Counter conseguiu arranjar um dos assuntos mais eficazes que alguma vez vimos! É impossível não ir lá imediatamente abrir e clicar, sobretudo para quem faz gestão de redes sociais. Só é tremenda pena que o tenham usado da pior forma possível.

Então deduzo que nunca mais vão querer ver emails do Twitter Counter à frente?

Precisamente o contrário (embora tenhamos tido vontade disso quando vimos que nos tinham ludibriado ;). Continuam a ter diversas ferramentas e estatísticas úteis para gerir perfis do Twitter e parece que se aperceberam da asneira que fizeram, dado que pouco tempo depois deste email enviaram um outro que só perguntava (e ainda bem) “Who unfollowed you on Twitter?”.

Qual a lição a reter então? Muito, muito cuidado ao pensarem em usar assuntos “criativos” fortemente agressivos. O limite entre sensacionalismo e charlatanice é ténue. Os vossos subscritores podem estar dispostos a perdoar-vos um embuste desses… mas nunca se esquecerão dele 🙂

Texto de Hugo Pascoal, Gestor de Comunicação E-Goi

Artigos relacionados