O conteúdo é mais importante (e eficaz) do que nunca para as marcas

O confinamento levou muitas marcas a suspenderem o investimento em publicidade. Por um lado, algumas delas precisavam de cortar custos; por outro, havia também casos de receio relativamente ao que dizer. Fechados em casa e rodeados de incerteza, os consumidores exigiam conteúdos relevantes e de qualidade, tal como demonstra o mais recente relatório do World Adversiting Research Center (WARC).

De acordo com o “2020 Content Strategy Report”, o conteúdo tornou-se, por isso, mais importante do que nunca para as marcas, que devem apostar numa comunicação que ajude a conquistar os resultados pretendidos. Depois de analisar os vencedores da categoria “Effective Content Strategy” do 2020 WARC Awards, o centro de investigação chegou a três conclusões:

1 – O conteúdo deve ambicionar ser parte da cultura

«A beleza do conteúdo é que não tem de parecer um anúncio», afirma James Tucker, senior strategist na Colenso BBDO. Segundo o responsável, o conteúdo não está confinado a formatos específicos: «O Mundo precisa sempre de óptimos conteúdos e, por vezes, esse conteúdo pode ser publicidade.»

Para que isto aconteça, as marcas poderão explorar diferentes opções e ir além do tradicional. Isso significa ver o potencial numa canção romântica, num filme ou num podcast, entre outros;

2 – O conteúdo pode alavancar uma mudança comportamental

O conteúdo pode ajudar a construir ligações emocionais com o público e pode, por isso, ser uma ferramenta poderosa para alterar comportamentos. «A pandemia é uma oportunidade para convertermos desafios em vantagens, pensar livremente, abrir as nossas mentes a novas ideias e tomar acções decisivas mais rapidamente do que nunca», conta Valerie Pinto, CEO da Weber Shandwick India.

Exemplo do poder do conteúdo neste contexto é a forma como as campanhas de marcas podem ajudar os consumidores a ganhar novos hábitos no que toca à utilização de máscara ou à lavagem das mãos;

3 – Considerar o contexto beneficia as estratégias de conteúdo

Conhecer bem o que se passa à nossa volta é essencial apra garantir que a estratégia de conteúdo é eficaz. Segundo o WARC, à medida que as vidas se focam cada vez mais nos ecrãs e que os orçamentos de Marketing dedicam fatias maiores às plataformas digitais, será importante identificar novas formas para que contexto e conteúdo trabalhem lado a lado.

«Não se chama jornada do consumidor por acidente», explica Diana Lopes, antiga Strategy director da AMV BBDO. «Tem uma direcção, com um princípio, meio e fim. E compreender o contexto faz com que seja muito mais provável que as nossas histórias tenham os finais felizes que buscamos.

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