O café tira mesmo o sono? Saiba como aproveitar a bica sem perder horas de descanso

Mais de metade do consumo mundial de café acontece na Europa, de acordo com a Organização Internacional do Café. Entre os países europeus, a Noruega, Finlândia, Dinamarca e Suécia destacam-se como os maiores consumidores de café. É também nestes países que se verifica a maior qualidade do sono. Portanto, esta bebida está mesmo ligada a uma menor qualidade de descanso?

A relação entre o consumo de café e a qualidade do sono é complexa e multifacetada. Embora a cafeína possa atrapalhar o sono em alguns indivíduos, outros podem desenvolver tolerância aos seus efeitos. Os países nórdicos, por exemplo, têm uma tradição chamada “fika”, que envolve fazer uma pausa para o café com amigos ou colegas e saborear um doce. Essa prática pode promover relaxamento e conexão social, o que pode ter um impacto positivo na qualidade do sono.

Se não consegue viver sem o seu cafezinho, mas não quer prejudicar a noite de sono, pode seguir algumas das dicas partilhadas pela Emma – The Sleep Company:

  • Beba água: a cafeína é um diurético, o que significa que pode aumentar a produção de urina e levar à desidratação. A desidratação pode contribuir para a má qualidade do sono. Para neutralizar isso, certifique-se de beber muita água ao longo do dia.
  • Beba café com alimentos: consumir café com alimentos pode ajudar a retardar a absorção de cafeína na corrente sanguínea, o que pode reduzir os efeitos estimulantes da cafeína. Tente combinar o seu café com um pequeno-almoço ou lanche saudável para ajudar a minimizar o impacto na qualidade do sono.
  • Experimente o café frio: o café frio contém menos acidez e cafeína do que o café quente normal. Isso pode torná-lo numa óptima alternativa para quem é sensível à cafeína ou tem problemas em dormir.
  • Tenha uma boa higiene do sono: Uma boa higiene do sono inclui estabelecer um horário de sono consistente, criar um ambiente de sono relaxante e evitar dispositivos electrónicos antes de dormir. Ao praticar uma boa higiene do sono, pode ajudar a compensar quaisquer efeitos negativos da cafeína na qualidade do sono.
Artigos relacionados