O café que desperta o sentido de humor

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A Delta Q tem inovado e desafiado os padrões tradicionais da comunicação na categoria de café, através de uma abordagem que combina relevância, autenticidade e proximidade com o público. Nos últimos anos, esta abordagem ganhou um novo aliado: o humor. Num território muito próprio, a Delta Q faz do humor um veículo de comunicação, criando uma identidade mais humanizada, autêntica e espontânea, e uma relação mais emocional e próxima com todas as gerações.

A mais recente aposta neste território foi, precisamente, a parceria com Salvador Martinha. Nesse sentido, a insígnia Delta Q irá acompanhar a tour de stand-up Aura Super Jovem, com espectáculos de norte a sul do País, e ilhas. A tour representa o regresso do humorista ao stand-up a solo e reforça a presença da Delta Q no território do humor, reafirmando uma trajectória que começou há mais de uma década, em 2009, com a primeira parceria com outra figura incontornável do humor português, Bruno Nogueira. A colaboração de longa data resultou em conteúdos criativos e inovadores, atribuindo à Delta Q um tom mais leve e descontraído, com um toque de humor para transmitir energia e boa disposição aos consumidores.

Para a Delta Q, o café é sinónimo de partilha e humor. Mónica Oliveira, directora de Marketing e Comunicação de Cafés do Grupo Nabeiro, afirma que, através do humor, a marca consegue criar uma maior afinidade e estabelecer uma conexão emocional com os consumidores. «Esta é a combinação perfeita para reforçar a nossa notoriedade e o posicionamento da marca como especialista em café, mantendo-nos relevantes para todos os grupos de consumidores e aproximando-nos das gerações mais jovens, utilizando o humor como veículo de comunicação transversal, que chega a uma grande amplitude de consumidores, sobretudo aos que gostam de ver a chávena meio cheia e são sensíveis a um humor ético e com pertinência», adianta.

A marca acrescenta, ainda, que «levamos muito a sério o que fazemos, mas acreditamos que o humor é uma forma de humanizar a marca, tornando-a mais autêntica, espontânea e próxima dos seus consumidores». Essa visão reflecte-se, aliás, em todas as campanhas e iniciativas da marca, onde o café desperta os sentidos e, em particular, o sentido de humor e as conversas se tornam tão saborosas quanto o café. Para a Delta Q, o humor é uma experiência única de partilha, tal como o café.

CONTEÚDOS RELEVANTES E MEMORÁVEIS

A estratégia de comunicação da Delta Q, com recurso ao humor, também se estende ao digital, onde projectos como o podcast Reset demonstram como a marca utiliza o humor para explorar temas mais profundos e reflexivos.

Durante este projecto, que contou também com sessões ao vivo, a Delta Q e Mariana Cabral convidaram figuras públicas de várias áreas para abordarem temas relevantes e mais sérios, de forma descontraída e humorística, sempre com o café como ponto de partida.

Com mais de 2,4 milhões de visualizações no YouTube, o Reset destaca-se como um sucesso de audiência, provando que o público valoriza a autenticidade e a proximidade que diferenciam a Delta Q no mercado. Com esta estratégia, a Delta Q procura ser o “café dos portugueses”, estabelecendo uma relação de proximidade com o público e reforçando o eixo da portugalidade. O humor permite, igualmente, que a marca fale a língua do seu público, criando mensagens que são facilmente recebidas com positividade. Quando uma marca é capaz de fazer rir, esta torna-se mais memorável e reforça a afinidade com os consumidores, que passam a vê-la como parte das suas vidas diárias e das suas rotinas.

O humor tem, também, o poder de despertar a curiosidade e a atenção do público para mensagens mais sérias e relevantes, de forma mais acessível. Para a Delta Q, significa poder comunicar sobre o café e os valores da marca, de forma simples, mas impactante. É esse tom que a marca quer manter – leve, autêntico e próximo do público. Ao colaborar com humoristas como Bruno Nogueira, Salvador Martinha e Mariana Cabral, a marca garante que a mensagem é transmitida por vozes respeitadas e queridas do humor português.

PARCERIA COM HUMORISTAS PARA INSPIRAR GERAÇÕES

A Delta Q reconhece o valor de trabalhar com pessoas que têm um humor ético e socialmente responsável, que sejam humoristas relevantes em diferentes meios e plataformas de comunicação, próximos de um vasto leque de gerações. Esta aposta em figuras incontornáveis do humor nacional, através do apoio aos seus espectáculos e passion projects, afirma a marca no território do humor, de forma mais espontânea e orgânica, trazendo leveza e autenticidade ao universo de comunicação.

Bruno Nogueira, por sua vez, destaca a liberdade criativa proporcionada pela marca e enfatiza a naturalidade e a proximidade que caracterizam esta parceria. «Trabalhar com a Delta Q é muito fácil. A marca nunca me limita, dá-me total liberdade criativa e isso torna esta colaboração ainda mais autêntica», afirma o humorista.

Na perspectiva da marca, a liberdade criativa concedida aos humoristas é fundamental para o sucesso das campanhas e permite que a mensagem chegue ao público de forma natural, sem o peso de um tom comercial, numa narrativa humanizada e genuína.

Além disso, a marca entende que o humor pode ser um ponto de união – um “common ground” entre a Delta Q e a sua comunidade e gerações mais jovens. Esta associação traz energia positiva e boa disposição aos conteúdos, fazendo com que o público se relacione de forma mais próxima e emocional com a marca. A estratégia de humor funciona, assim, como uma ponte emocional, promovendo um sentido de pertença e lealdade entre os consumidores, uma experiência partilhada e relevante no quotidiano dos mesmos. «A partilha do sentido de humor, através de conteúdo relevante, autêntico e interessante para a audiência, reforça a notoriedade, alcançando novos públicos e aumentando a lealdade à marca », reforça Mónica Oliveira.

SOMOS EXPRESSIALISTAS, SOMOS DELTA Q

Este investimento no território do humor faz parte de um conceito mais amplo que define a marca: “Somos Expressialistas, Somos Delta Q.” Este lema reflecte o desejo de a marca celebrar a individualidade e a expressividade de cada consumidor, que se torna, à sua maneira, um “expressialista” apaixonado pelo café e pela marca. O humor, nesse contexto, é uma forma de expressão e uma oportunidade para a Delta Q mostrar o seu lado mais descontraído, proporcionando experiências realmente únicas e memoráveis.

Na verdade, o humor é intemporal, universal. Está presente em todas as gerações, em todas as culturas. A Delta Q reconhece que o humor oferece uma plataforma para despertar o interesse e a atenção do público, enquanto comunica valores sérios e relevantes de forma leve e envolvente.

Com o humor como ponto de diferenciação, a Delta Q continua a desafiar o status quo do mercado de café, mostrando que é possível «comunicar com leveza, descontracção e um toque de humor ». Essa associação ao humor permite à marca destacar-se de forma única, captando a atenção dos que vêem a chávena meio cheia e valorizam a autenticidade e a simplicidade.

Este artigo faz parte da edição de Novembro (n.º 340) da Marketeer.

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