O bem-estar pós-pandemia: 60% dos portugueses tem uma planta e 70% faz pão
Numa realidade pós-pandemia, os portugueses estão mais focados no seu bem-estar e lazer. A conclusão é de um relatório da Klarna, segundo o qual, nos últimos dois anos, os consumidores formaram novos hábitos tendo em vista a sua saúde.
Entre as principais conclusões, a Klarna indica que 60% dos portugueses tem pelo menos uma planta em casa e 95% dos donos de plantas disse que estas os fazem sentir mais felizes. A geração que tem mais plantas é a X (63%), seguida dos Baby Boomers (60%), Millennials (59%) e Geração Z (45%).
Segundo o mesmo estudo, 70% dos consumidores portugueses cozinha pão e bolos com mais frequência do que há dois anos e a mesma percentagem experimenta novas receitas com maior regularidade. No que diz respeito à inspiração, 50% dos consumidores encontra-na para cozinhar em blogues e apps e 44% inspira-se em contas nas redes sociais.
Verifica-se também que 40% dos consumidores portugueses começou a meditar por recomendação de amigos e familiares e metade nota melhorias no humor. Além disso, 50% refere que ler é o hábito preferido e 15% passou a incluir a meditação na rotina.
Quanto ao mindfulness, os alimentos e bebidas foram os artigos mais comummente mencionados pelos consumidores portugueses (35%) para fomentar esta prática, assim como velas e difusores de óleos essenciais (23%).
O estudo da Klarna tem por base as respostas de mais de mil consumidores portugueses com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos.
«A pandemia marcou muito os hábitos de consumo dos portugueses, mas também os seus hábitos de bem-estar e lazer. Estão mais focados em si, no seu espaço e no seu corpo e é importante que as marcas tenham estas características em atenção, para adaptarem as suas abordagens de contacto com os seus clientes», refere Alexandre Fernandes, country manager da Klarna em Portugal.