O bar na Mouraria onde se bebe das culturas basca e italiana
De portas abertas desde Novembro passado na Mouraria (Rua de São Cristóvão, 32), o Quattro Teste é um bar de cocktails onde o que se serve é uma mistura de culturas em partes iguais. Aqui, bem perto de um dos monumentos mais emblemáticos da capital portuguesa, o Castelo de São Jorge, entramos numa viagem pelos sabores do País Basco e de Itália, unidos através da bebida – e de snacks para acompanhar.
O conceito do Quattro Teste espelha as raízes do casal de proprietários, o basco Alf del Portillo e a italiana Marta Premoli. Ambos com background no mundo da mixologia e restauração, onde tiveram as primeiras experiências profissionais ainda na adolescência, conheceram-se há mais de quatro anos em Londres e não mais se largaram, mudando-se pouco depois para Amesterdão, nos Países Baixos. Porém, alimentavam o desejo de abrir um negócio em conjunto e apontavam coordenadas ao sul da Europa, concordando numa regra: não queriam voltar nem para Espanha (onde Alf já tinha tido dois bares que «não resultaram») nem para Itália. Teria que ser «num país neutro», conforme contam à Marketeer.
Após reflexão e algumas visitas para estudar o mercado, decidiram-se por Portugal – numa decisão onde «o Sol e o calor das pessoas» acabaram por ter peso, assumem. Vieram pela primeira vez em Janeiro de 2021 e o Quattro Teste haveria de abrir portas no final de Novembro, assumindo Alf a função de head-bartender (ele que em 2015 venceu a competição World Class Cocktail e já abriu bares em Espanha, Irlanda, Reino Unido, Índia, Países Baixos e Porto Rico) e Marta a parte da cozinha (depois de ter passado por grupos como The Columbo, no Reino Unido, ou La Familia, nos Países Baixos).
Localizado num espaço pequeno mas acolhedor, de design minimalista, onde anteriormente funcionava uma tasca, o Quattro Teste apresenta-se, então, com um conceito de fusão basco-italiana. De resto, a carta de bebidas é composta por sete cocktails bascos, sete italianos e quatro não alcoólicos.
Entre as opções, destacam-se alguns clássicos que a Marketeer teve oportunidade de provar e que apresentam “twists” face às receitas originais. É o caso do Negroni (em representação da cultura italiana), que é servido da torneira, onde é misturado em grandes lotes com um toque de vinho tinto para reduzir a amargura (9 euros); e também do Kalimotxo (típico do País Basco), uma bebida mais doce e frutada (igualmente servida “on tap”) que combina vinho tinto, Coca-Cola, fondue de framboesa e sal (9 euros). No caso do Negroni, um best-seller, existe ainda uma variante com notas mais frutadas e cremosas (Strawberrys & Cream Negroni – 10 euros). «Não queríamos fazer nada de muito ousado em termos de sabor. A maioria das bebidas é muito fácil de beber, embora as italianas sejam um pouco mais amargas. Os portugueses tendem a pedir bebidas mais refrescantes e doces», adianta Alf del Portillo.
Para os apreciadores dos sabores mais cítricos, o bartender criou uma bebida de autor, o Txotx, que mistura o licor italiano Nardini Acqua di Cedro (feito a partir da infusão de cascas de citrinos) com uma sidra natural basca e um toque de prosecco (9,5 euros). A sidra, da marca Zapiain, está também disponível no Quattro Teste, sendo servida directamente da pipa (3 euros/copo). Do menu constam ainda algumas opções de cerveja e vinho a copo.
Para acompanhar, e porque este é também um espaço pensado para estar à conversa e partilhar, há uma carta de pintxos (o equivalente basco das tapas madrilenas, geralmente servidas sobre pão) com elementos italianos (incluindo opções vegetarianas e vegan). Provámos (e aprovámos) o Txangurro, com carne de sapateira com maionese de alho francês gratinado (3,5 euros), que contrabalançou a amargura do Negroni. De resto, o casal de proprietários mostra-se disponível para fazer sugestões de pairing entre os cocktails e os snacks, onde se contam ainda pratos como o escabeche de carapau com pimento assado e rúcula, os ovos rotos, os croquetes de presunto ibérico (todos a 3,5 euros) ou as tábuas com uma selecção mista de charcutaria e queijos (17 euros), entre outros.
O Quattro Teste está aberto de terça a sábado, entre as 17h e a 2h, e aos domingos até às 22h.
Texto de Daniel Almeida