O Audio Branding é o sentido alfa do Marketing
Por Francisco Rio, Marketing Specialist Ascendi
O som está sempre presente nas nossas vidas a qualquer hora e a qualquer momento e, de facto, a probabilidade de estar a ler este artigo em silêncio é praticamente nula.
Que impacto terá o audio branding no Marketing? Todos os seres humanos estão programados para o som. Será que os negócios estão a aproveitar o poder do som e da música para moldar a percepção humana e influenciar o seu comportamento perante as marcas? Como é que podemos potenciar as estratégias e as tácticas sonoras para apelar aos sentidos dos nossos stakeholders, transformando a experiência de compra num momento único?
Vamos começar por aliar um pouco de ciência à arte de transformar o som em algo projectado para moldar o comportamento humano e as suas percepções. O som tem a capacidade de gerar uma resposta fisiológica no ser humano. E se um ritmo ou uma melodia é capaz de despertar os nossos sentidos e emoções, poderá também estar a agir sobre o nosso subconsciente manipulando e influenciando as nossas vontades e interesses?
Está cientificamente provado que o som desencadeia inúmeras associações, tais como emoções e estados de espirito. Seguramente que o ritmo facilita as nossas interacções interpessoais, não apenas na forma como nos movemos, mas como falamos e pensamos. Assim, concluímos que o som também influencia a forma como nos comportamos perante a compra.
Porque é que o audio branding é importante? Recorrendo a uma estratégia de audio branding, as marcas poderão explorar a inerente capacidade do som em estabelecer uma afinidade única com o seu público alvo. Embora os elementos visuais sejam importantes no ciclo de vida da marca, o som poderá ser uma pedra angular na captação e no alcance de novos clientes num estilo completamente inovador e distinto. O poder do som irá, com certeza, transportar e remeter emoções, que, muitas das vezes, são completamente inalcançáveis pela imagem e pela escrita.
Como criar uma estratégia sustentável de audio branding? Primeiro terá que conhecer bem o seu público-alvo. A melhor forma de assegurar uma estratégia com impacto é transportar valores da marca para o som, em linha com a emoção que pretende transmitir. Repare que um ser humano demora apenas 0,146 segundos para ouvir e interpretar um som. Por essa mesma razão, esta será, sem dúvida, uma “via rápida” para as apelar às emoções dos seus clientes, podendo assim obter um maior awareness e engagement com a marca.
Imagina um casino completamente em silêncio? Sem o ambiente sonoro habitual? Estudos comprovam que a retirada do som de uma sala de jogo teria influência na redução de 24% dos lucros. Todos conhecemos “Tou sim, é para mim!” (Vodafone), “A Popota.” (Continente), “Ó IVA!” (Rádio Popular), “Hotel, Trivago.”ou “Pingo Doce, Venha cá.” (Pingo Doce). Consegue imaginar um spot publicitário sem uma melodia? Sem um jingle? Estudos comprovam que o objectivo da mensagem não iria ser conquistado com tanto sucesso.
Em plena pandemia, todos assistimos pela primeira vez aos estádios vazios. A maior parte dos intervenientes de campo (jogadores e treinadores) queixaram-se que a atmosfera jamais foi a mesma. Sentiram falta dos cânticos, da emoção invocada pelo som. Será que alguns jogadores perderam rendimento, influenciados por esta ausência?
Importa reforçar que o cliente se tornou cada vez mais exigente e conhecedor, em que, de uma forma incessante, procura experiências únicas durante o seu processo de compra. E, com o constante acelerar das nossas vidas e da escassez de tempo, os detalhes são cada vez mais valorizados, e o poder do som é, sem dúvida, um detalhe determinante e precioso em gerar mais valor para a marca.