O anúncio da Ford que irritou Berlusconi

jwt fordA Ford fez um pedido de desculpas público devido a um anúncio ao modelo Ford Figo divulgado na internet e que retrata o ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi.

A peça, que conta com a criatividade da agência JWT de Nova Deli, na Índia, mostra a figura de Silvio Berlusconi na parte da frente de um Ford Figo, juntamente com três mulheres amarradas no porta-bagagens do automóvel – presumivelmente, as amantes do político. O anúncio, que tem como objectivo realçar a capacidade do porta-bagagens do automóvel, conta com o headline “Leave your worries behind” (“Deixe as suas preocupação para trás”).

De acordo com a Ford, citada pela Business Insider, o anúncio foi divulgado pela agência criativa sem a autorização da marca, nomeadamente no site Ads of the World, tendo sido removido entretanto. Porém, mesmo não tendo sido veiculado em nenhum meio publicitário pago, o tempo em que esteve disponível na internet foi suficiente para gerar a polémica, sobretudo no país de origem de Berlusconi, a Itália, o que obrigou a fabricante automóvel a retratar-se publicamente.

“Lamentamos profundamente este incidente e estamos de acordo com os nossos parceiros da agência [JWT] de que nunca deveria de ter acontecido. Os posters divulgados não respeitam os standards de profissionalismo e decência que pautam a Ford e a nossa agência parceira. Juntamente com os nossos parceiros, estamos a rever os processos de aprovação e supervisionamento [das campanhas] para assegurar que situações semelhantes não se voltem a repetir”, declarou a Ford.

Já o Grupo WPP, que detém a JWT, assegurou que os materiais nunca se destinaram a meios pagos e que “nunca deveriam ter sido criados”.

Artigos relacionados