Nutriflor renova imagem para chegar a mais públicos
A celebrar 35 anos, a Nutriflor tem em curso uma mudança de imagem que passa não só pelo packaging renovado de alguns produtos mas também pelo lançamento de uma nova marca, a associação às farmácias enquanto ponto de venda e o reforço da presença digital. Ângela Pontes, directora geral da empresa responsável por marcas com Biprol, Emagril e Vitoforce, avançou ainda à Marketeer que um dos objectivos para este ano é duplicar a facturação e voltar a atingir pelo menos um milhão de euros em facturação.
A Nutriflor comemora 35 anos. O que mudou?
O balanço destes 35 anos é bastante positivo. Somos uma marca sólida, 100% portuguesa, com mais de 82 referências, 800 clientes espalhados por todo o País e orgulhamo-nos dos nossos valores assentes na qualidade, dedicação, empenho e total entrega aos nossos clientes. Mas o mercado está sempre a mudar e temos de o acompanhar. Em 2000, fizemos o nosso primeiro rebranding: modernizámos o logotipo e a imagem de alguns produtos. Actualmente, e após seis meses de estudo e análise do mercado, considerámos que chegou o momento de voltar a apostar na mudança. A crise abalou bastante o nosso sector, diminuindo o poder de compra dos consumidores, mas está na altura de recuperar. Estamos perante um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico; e como tal, é fundamental desenvolvermos novas estratégias de actuação para que possamos garantir este novo posicionamento estratégico a que nos propomos atingir.
De que forma será renovada a imagem?
O estudo de mercado que realizámos orientou-nos para algumas decisões importantes no que respeita à imagem da empresa e dos nossos produtos. Os nossos actuais clientes não privilegiam uma mudança de imagem dos seus produtos preferidos – originada, segundo os mesmos, pela maior dificuldade de identificação da mesma ou por dúvidas sobre a manutenção da composição do produto na mudança de nome/imagem. Mas denotámos a necessidade de uma modernização dessa mesma imagem nalguns segmentos, nomeadamente nas camadas mais jovens e masculinas. No caso dos produtos de emagrecimento, por exemplo, quase toda a imagem está direccionada para a mulher, algo que actualmente já não faz sentido. Os homens estão muito mais cuidadosos com todos os aspectos da sua imagem e também se interessam por produtos que cuidam da saúde e que potenciam uma forma física desejável. O packaging do produto também será melhorado, de forma a que a informação nutricional e o modo de utilização fique mais intuitivo e directo.
Qual a importância das farmácias para a venda deste tipo de produtos?
As pessoas estão mais conscientes de que a alimentação quotidiana dificilmente consegue dar resposta a todas as necessidades do organismo. E se, antigamente, a farmácia era um ponto de venda visitado apenas quando surgia a necessidade de adquirir medicamentos, actualmente isso já não acontece. Agora, são também encaradas como espaços nos quais se encontram todos os produtos de saúde e bem-estar e, por terem uma imagem de confiança já construída, constituem um dos primeiros pontos de procura de produtos de sectores nos quais a Nutriflor está presente.
A que se deve a renovação da presença digital, nomeadamente o novo website e a criação de páginas nas redes sociais?
O digital assume uma extrema importância no dia-a-dia de qualquer empresa, principalmente no contacto com as camadas de população mais jovens. Quando este potencial consumidor ouve falar de um novo produto, pesquisa mais informação sobre o mesmo no website ou nas redes sociais. Como tal e na sequência da decisão de modernização da nossa imagem, decidimos também renovar todas as nossas plataformas digitais – website e redes sociais da marca – de forma a torná-las mais adaptadas, intuitivas, fáceis de encontrar e com informação mais relevante para o nosso público-alvo. A presença digital funciona também muito como forma de credibilização das marcas.
Quais são os objectivos da Nutriflor para 2016?
O ponto de partida é a criação de uma estrutura sólida que nos permita responder a todos os desafios com os quais nos iremos deparar nos próximos tempos. A nível interno, acabámos de desenvolver e implementar ferramentas de controlo e gestão que vão permitir uma melhor organização – e consequentemente uma maior eficiência – da nossa força de vendas no acompanhamento dos clientes actuais e na captação de novos. A nível externo, esperamos duplicar a facturação e voltar a atingir os milhões de euros em facturação, através de acções que alavancarão também a quota de mercado de algumas marcas premium, num total esperado de 30%. Dentro dos objectivos que nos propomos a atingir, está também o aumento do número de pontos de venda, a criação e lançamento de uma nova marca associada ao emagrecimento e de uma linha de produtos naturais simples low-cost, bem como a reorganização do nosso portefólio de produtos. Estamos a preparar a entrada de cerca de 13 novas referências no mercado, das mais diversas áreas como colesterol, tensão arterial, saúde feminina, saúde capilar e emagrecimento.
Quais são os produtos mais vendidos?
As vendas de 1/4 dos produtos do catálogo Nutriflor representam 67% da facturação total da empresa. Os mais vendidos pertencem, maioritariamente, às gamas de emagrecimento, sistema nervoso e sistema respiratório e referem-se às marcas Vitoforce, Celludrain e Biprol. Ao nível de composição, os rebuçados e as ampolas lideram o top de unidades vendidas.
Texto de Filipa Almeida