Nuno Markl apadrinha campanha europeia pela saúde dos animais
“Protect Our Future Too” é o mote de uma campanha internacional que visa alertar para o impacto das alterações da sazonalidade na saúde dos animais de companhia. Transversal a 30 países, a iniciativa conta em Portugal com o apoio de Nuno Markl, que assume o papel de padrinho.
«As alterações climáticas são um tema cada vez mais central nas nossas vidas. É um problema que afecta a natureza, os humanos e também – algo que não sabia, mas que faz todo o sentido – os nossos animais domésticos», explica o humorista e embaixador do projecto em território nacional. Em comunicado, Nuno Markl conta que se juntou ao movimento para ajudar a espalhar a palavra e, dessa forma, «dar a conhecer o que podemos fazer para ajudar os nossos pequenos amigos».
Segundo a organização, a cargo da MSD Animal Health, é a primeira vez que médicos veterinários, cientistas e tutores de animais de companhia se juntam numa campanha europeia de alerta para esta temática: em traços gerais, querem alertar para o perigo do clima quente durante o Outono e o Inverno e, ainda, para o risco das temperaturas elevadas no geral para a saúde de cães e gatos, por exemplo.
A iniciativa “Protect Our Future Too decorrerá até 2021 e contará com figuras públicas em cada país de forma a amplificar a mensagem. Além disso, foi desenvolvido um inquérito que demonstra em que nível estão os públicos-alvo em termos de conhecimento sobre o assunto. Os resultados são agora divulgados e, de acordo com a MSD Animal Health, são preocupantes.
Cerca de 74% dos médicos veterinários portugueses acredita que, nos últimos anos, o número de ectoparasitas (carraças e pulgas) nos animais de companhia tem aumentado. Além disso, 73% afirma que a subida das temperaturas/alteração das estações do ano têm um impacto negativo na sua saúde.
No entanto, 55% dos tutores portugueses reconhece não estar bem informado sobre o impacto das alterações da sazonalidade na saúde dos seus animais de companhia.