Nunca se ouviu tanta rádio em Portugal como agora. Comercial bate recorde
A Rádio Comercial fechou a vaga de Setembro das audiências de rádio com 19,4% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV). Segundo revela em comunicado, “nunca uma estação de rádio teve tanta audiência como a Rádio Comercial”, sublinhando ainda que o consumo deste meio bateu um novo recorde em Portugal.
O resultado de AAV conquistado pela Comercial representa um aumento de 1,3 pontos em relação à vaga anterior, de acordo com o Bareme de Rádio da Marktest. É a 19.ª vaga consecutiva em que a Comercial lidera, consolidando cada vez mais a primeira posição.
A Comercial é também líder em share de audiência: 23% versus 22,8% da RFM, a principal rival. Por outro lado, a RFM supera em termos de reach semanal, obtendo mesmo o valor mais elevado de sempre neste indicador: 39,3% versus 37,8% da Comercial.
No total, o mercado de rádio atingiu o melhor resultado de sempre com 61,2% de AAV, levando Salvador Bourbon Ribeiro, CEO da Media Capital Rádios, a afirmar que se nota um claro sinal de vitalidade do meio – mas também da preferência dos ouvintes pelas rádios do grupo, em particular.
«Estamos duplamente orgulhosos: a Rádio Comercial atingiu o valor mais alto de sempre da história da rádio portuguesa e o consumo de rádio em Portugal nunca alcançou um valor tão elevado como o deste ranking. A força da rádio veio para ficar e este é um dos meios mais seguros e poderosos no mercado da comunicação», afirma, em comunicado.
Quem conquista os jovens?
A 4.º Vaga do Bareme Rádio 2021 revela ainda que a Cidade FM é a rádio preferida no segmento jovem, com 5,2% de AAV e 5% de share de audiência – valor só alcançado em 2006. A Mega Hits destaca-se somente no reach semanal: 15,1% versus 12,3% da Cidade FM.