Número de websites maliciosos aumenta 178% no pré-Black Friday
Com a aproximação da Black Friday e da Cyber Monday, a Check Point Research (CPR), especializada em soluções de cibersegurança, registou um número recorde de websites maliciosos relacionados com compras online. Nas últimas seis semanas, o úmero de websites maliciosos associados a compras online aumentou 178%, em comparação com a média de 2021.
Em média, durante o último mês e meio, mais de 5300 websites foram identificados pela CPR, sendo que uma em cada 38 redes empresariais foi afectada, por semana, em Novembro, em comparação com uma em 47 em Outubro e uma em 352 no início de 2021.
A CPR dá como principais exemplos das tentativas de fraude digital promoções nas malas da marca Michael Kors e uma imitação da Amazon, ambas enviadas por email e que conduziam a websites maliciosos.
«Acompanhamos o número de websites maliciosos relacionados com compras online quase todos os anos antes desta época em Novembro. Os números deste ano bateram os nossos recordes. Os hackers estão a duplicar os seus esforços na implementação de estratégias para atrair os consumidores para a fraude através de ofertas ‘demasiado boas para serem verdadeiras’, prometendo grandes descontos, como 80% ou 85%», diz, em comunicado, Omer Dembinsky, Data Group manager na Check Point Software.
A CPR recomenda aos consumidores comprarem sempre a partir de “fontes autênticas e fiáveis”, estarem atentos a “domínios parecidos” dos websites, lembrarem-se de que “ofertas que parecem demasiado boas para ser verdade são, de facto, demasiado boas para ser verdade” e desconfiarem de “emails de restituição de palavra-passe”.