Número de portugueses que fazem compras pelas redes sociais aumenta

O estudo da Marktest “Os Portugueses e as Redes Sociais” revela que o número de portugueses que assume ter o hábito de fazer compras online directamente nas redes sociais é cada vez maior. São já 37,6% os utilizadores de redes sociais que afirmam ter comprado algum produto através destas plataformas digitais.

Este é um hábito que tem apresentado uma tendência de crescimento consistente nos últimos anos em Portugal. Em 2020, o número de inquiridos que dizia ter comprado nestas plataformas situava-se nos 33,2%, menos 4,4% do que o registado na edição deste ano do estudo.

Numa comparação mais alargada, olhando para os dados de 2013 – o primeiro ano em que a Marktest avaliou este indicador –, constata-se que o universo de utilizadores que compra através das redes sociais é hoje 2,6 vezes superior.

Entre os utilizadores de redes sociais que actualmente assumem já ter feito compras através destas plataformas digitais, a maioria (59,7%) refere tê-las feito no Facebook e uma larga fatia dos portugueses (72,9%) mostra-se satisfeita com a sua última experiência de compra nesta modalidade. Quanto ao tipo de produtos mais comprados pelos portugueses, as categorias de roupa, calçado e artigos para o lar são as mais referidas relativamente à última compra efectuada.

Artigos relacionados