Número de portugueses que descarregam apps grátis triplica
A vaga de Julho do estudo TGI da Marktest mostra que 4.144.365 indivíduos em Portugal descarregaram aplicações grátis para o telemóvel nos últimos 12 meses. Este número representa 48,4% dos residentes no Continente com 15 e mais anos.
O mesmo estudo revela que o número de pessoas que descarregou apps gratuitas nos 12 meses anteriores tem vindo a aumentar progressivamente. Olhando para a vaga de Julho deste ano, nota-se um aumento de três vezes face a 2014: isto significa que os utilizadores que fazem download de aplicações móveis sem custos triplicaram no espaço de seis anos.
Em 2014, apenas 16,4% da população descarregava apps grátis, número que subiu para 20,3% no ano seguinte e para 29,6% em 2016. Desde então, tem aumentado todos os anos, chegando aos actuais 48,4%.
Segundo a Marktest, os homens, os indivíduos entre os 25 e os 34 anos, e aqueles que pertencem às classes sociais mais elevadas são quem mais refere ter descarregado aplicações grátis para telemóvel nos últimos 12 meses.
Jogos e comunicação, por seu turno, são as categorias mais populares entre quem refere ter descarregados apps móveis gratuitas.