Número de portugueses que comprou livros recentemente supera os 4 milhões
Mais de 4 milhões de portugueses compraram livros nos últimos 12 meses, desvenda um novo estudo da Marktest, número que representa 57,2% dos residentes no Continente entre os 15 e os 74 anos.
De acordo com os dados, 29,7% dos entrevistados no estudo refere ter adquirido livros para si, 15,8% para oferecer e 11,7% para si e para oferecer.
Considerando o perfil dos indivíduos que afirmam ter comprado livros nos últimos 12 meses, a classe social é a variável com maior heterogeneidade de comportamentos. Nas classes mais altas, 4 em cada 5 indivíduos referem ter comprado livros nos últimos 12 meses, face a 50,8% dos pertencentes às classes mais baixas.
Por idade, os maiores valores em penetração registam-se junto dos indivíduos mais jovens (64,9% nos indivíduos entre os 15 e os 24 anos). Entre homens e mulheres, observa-se que a percentagem das mulheres que referem ter comprado livros nos últimos 12 meses é mais elevada, comparativamente aos homens (62,4% e 51,5%, respectivamente).
Por região, verifica-se que os residentes na Grande Lisboa são os que registam maior taxa de penetração, com 63,1% a referirem ter comprado livros nos últimos 12 meses.