Lisboa acolhe a 27ª Edição da Expofranchise com tecnologia e grandes marcas em destaque
Começa hoje a Expofranchise, no Pátio da Galé, em Lisboa, que oferece ao público, por dois dias, tecnologia, grandes marcas e diferentes formatos de franchising. São mais de 50 marcas, além de palestras sobre o setor e experiências para todos os visitantes.
A feira, organizada pela Associação Portuguesa de Franchising, contará com representantes de segmentos como restauração (Portugália, Nata Lisboa, Fireaway Pizza, Seventh Brunch, Enjoy Joy, La Mafia Se Sienta A La Mesa), saúde e bem-estar (Bodyconcept, Fitness Factory, Vivafit, CK Pilates, Techbody), imobiliário (Remax, UNU, Realty One, Century 21), finanças (Maxfinance, Doutor Finanças), serviços especializados (Glassdrive, Melom, Chaviarte, Aqui, Midas, Lavanteria, Office Evolution, House Shine) e distribuição (Grupo Auchan, Meu Super, Mosqueteiros), entre outros.
O franchising é um setor em evolução, que não para de crescer e de consolidar a sua posição como um dos motores essenciais da economia nacional. Em 2023, o setor foi responsável por 8,3% do Produto Interno Bruto de Portugal, um número significativamente acima do ano anterior quando era 7,23%.
De acordo com os dados da Associação Portuguesa de Franchising, o maior crescimento foi na faturação, com um aumento de 29,41% em apenas um ano, a passar de 17 mil milhões em 2022 para 22 mil milhões em 2023. Esta é a maior evolução já registada em Portugal. O número de marcas a operar no país aumentou 4,63%, de 518 para 542 em 2023.
Em 2023, o franchising foi responsável por 185.423 postos de trabalho em Portugal, representando 27% do total de empregos no país. Esse número reflete um crescimento de 4,78% em relação ao ano anterior, quando o setor foi responsável por 176.956 empregos, reforçando a relevância e o impacto do franchising na economia portuguesa.
Na zona da Expofranchise Experience, as marcas demonstrarão como estão a integrar soluções tecnológicas nas suas operações e estratégias de crescimento. Nesse espaço, totalmente dedicado à interação, os visitantes poderão mergulhar em experiências de realidade virtual, participar em jogos interativos e apreciar como a tecnologia está a moldar o futuro do franchising.
Diversos negócios digitais e tecnológicos estão a expandir para o franchising. Um exemplo disso é a Assembly, uma escola de tecnologia para todas as idades, que traz uma imersão no mundo virtual.
No experience, o franchising da Assembly terá o Job Simulador-Office Worker, com óculos quest, no qual o visitante poderá assumir o papel de um trabalhador numa empresa, onde terá de enfrentar tarefas como criar apresentações e redigir textos, além de participar em eventos da empresa. Já no jogo Gran Turismo, os aficionados pela velocidade poderão ter uma experiência imersiva de conduzir a altas velocidades, por meio de um carro VR e Óculos PS.
Já o franchising da School of Rock promete muita música. Quem participar do experience vai ter a hipótese de ter uma banda de rock and roll e entender toda a estrutura dos bastidores de um concerto. Pode-se ficar fixo num instrumento ou tocar com a banda, a depender do tempo disponível.
A 27ª edição da Expofranchise é uma realização da Associação Portuguesa de Franchising (APF) e conta com o patrocínio da Cofidis.