Novo Verde vai promover a reciclagem em 30 praias do País

A Novo Verde, a entidade gestora de resíduos de embalagens, vai percorrer 30 praias portuguesas com uma campanha que sensibiliza a correcta separação dos resíduos em prol do meio ambiente.

Em parceria com a associação sem fins lucrativos Sailors for the Sea Portugal, a iniciativa “Reciclar é a Nossa Praia”, que conta com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, arranca hoje e percorrerá 940 km de costa. A acção começa na praia do Afife, em Viana do Castelo, até chegar à praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António, no dia 24 de Julho.

Com esta iniciativa, a Novo Verde pretende impactar, em particular, os mais jovens sobre os comportamentos que devem adoptar de forma a evitarem que os seus resíduos de embalagens contaminem os ecossistemas marinhos. Haverá sessões de educação e literacia ambiental, compostas por actividades lúdicas e pedagógicas. Em paralelo, a população será convidada a participar na actividade de limpeza das praias para garantir o tratamento adequado dos diversos resíduos recolhidos no areal.

«Esta acção pretende, além de nos colocar mais próximos da população, dar continuidade à educação ambiental, que é um dos nossos pilares desde o início da Novo Verde. É essencial continuarmos a mobilizar os cidadãos para uma participação activa no processo de tratamento e reciclagem de resíduos que não podem, de todo, ser abandonados indiscriminadamente, podendo contaminar os ecossistemas e a nossa saúde e prejudicar o Ambiente, do qual fazemos parte», afirma Ricardo Neto, presidente da Novo Verde.

Ao longo do percurso, a iniciativa vai contar, em algumas praias, com a presença de personalidades ligadas ao mundo do surf.

Artigos relacionados